Taxa de negócios que participaram de projeto do chega a 88%: média no MS é de 76%

Uma pesquisa feita pelo Sebrae/MS identificou que 88% das empresas que passam pelo Nascer Bem ainda estão com as portas abertas. O projeto do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas orienta empresários que desejam abrir o próprio negócio ou que estão nos primeiros anos de atividade.

Este número supera a taxa geral de sobrevivência de empresas em Mato Grosso do Sul, de 71%, indicada por estudo do Sebrae Nacional; e os 81,3% de média nacional apontada no último levantamento do IBGE; ambos divulgados em 2014.

Destes pequenos negócios que passaram pelo ciclo de orientações do Nascer Bem, mais da metade (60%) possui de 2 a 5 anos de empreendimento, 22% estão com menos de dois anos, 11% têm de 5 a 10 anos no mercado e 7% atuam há mais de 10 anos.

Segundo a analista técnica do Sebrae, Renata Maia, gestora do projeto, ao participar, o tem as informações de que precisa tanto de planejamento quanto em gestão. As capacitações trazem no conteúdo desde dicas para o participante identificar se está preparado para se tornar empresário, até informações para organizar fluxo de caixa, formar preço, atender ao cliente e utilizar nota fiscal; entre outras.

“Ele entra mais preparado no mercado, com noção por exemplo do que vai gastar, em quanto tempo terá retorno, qual o caixa necessário para manter a empresa e outras informações que o ajudam a não se perder no dia a dia e acabar quebrando”, destaca Maia.