Dólar segue euro e cai; briga por Ptax deixa mercado sensível

O dólar fechou em queda ante o real

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O dólar fechou em queda ante o real

O dólar fechou em queda ante o real nesta segunda-feira (29), acompanhando o movimento da moeda norte-americana frente ao euro, com operadores aproveitando o avanço visto mais cedo devido à crise da dívida da Grécia para vender a divisa norte-americana.

No Brasil, investidores avaliaram que o impacto de um possível calote da Grécia seria pequeno. O alívio também foi influenciado por vendas de divisa relacionadas à briga antes da formação da Ptax de junho, taxa calculada pelo Banco Central que serve de referência para diversos contratos cambiais, no dia seguinte.

O dólar recuou 0,28%, a R$3,1195 na venda, após chegar a R$3,1528 na máxima do dia. O euro, por sua vez, valorizava-se cerca de 0,7% contra a moeda norte-americana.

Segundo dados da BM&F, o giro financeiro no mercado local de câmbio ficou em cerca de U$2 bilhões.

“As ligações diretas entre a Grécia e o resto do mundo são limitadas”, escreveu em relatório o economista-chefe para mercados emergentes da consultoria Capital Economics, Neil Shearing. “O que mais importa para os mercados emergentes não é tanto a crise na Grécia por si só, mas se ela provocará contágio e grandes deslocamentos financeiros na economia da zona do euro como um todo”, acrescentou.

A Grécia fechou nesta segunda-feira (29) seus bancos e caixas eletrônicos para evitar corrida bancária, após o colapso das negociações entre Atenas e seus credores. O país tem menos de 48 horas para fazer um pagamento ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e um eventual calote desencadeará eventos que podem levar a sua saída da zona do euro.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, irritou seus credores ao anunciar um referendo para o próximo domingo sobre os termos do acordo que liberaria mais recursos ao país em troca de reformas econômicas.

 

Conteúdos relacionados

Bolsa Família
salário