Comércio estima perder R$ 150 milhões/ano com feriados

Para minimizar perdas, comerciantes devem apelar para promoções

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Para minimizar perdas, comerciantes devem apelar para promoções

Com o segundo feriado deste ano chegando, o de carnaval, comerciantes já estão fazendo as contas. Mato Grosso do Sul, que representa 1% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, estima perder R$ 150 milhões em vendas no comércio em 2015 por conta das paralisações.

O excesso de feriados ao longo deste ano, muitos emendados com os finais de semana, ou declarados de pontos facultativos, irá impor ao comércio nacional prejuízos na lucratividade, de pelo menos R$ 15,5 bilhões. É o que aponta uma pesquisa feita pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

De acordo com a ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) para conter os prejuízos, o planejamento é ideal. “O empresário teria que se planejar desde o início do ano para minimizar estas perdas. De um modo geral, os feriados são prejudiciais para o comércio, mas em alguns setores como de turismo e lazer, o lucro é garantido”, explica Roberto Oshiro, diretor da ACICG.

Com 10 feriados nacionais e 2 feriados, sendo um estadual e outro municipal, alguns setores já começaram a se preparar. Para o diretor de uma loja de móveis, Fernando Amorim, o melhor seria não ter feriados “O setor varejista já está se preparando para os feriados com as promoções, mas o pior é quando o setor público decreta ponto facultativo, já que não é feriado e o comércio acaba ficando vazio.”, fala Fernando.

O diretor da ACICG explica que a melhor maneira para o comércio tentar reduzir as perdas nas vendas seria a velha e boa promoção, na busca dos consumidores que acabam gastando o dinheiro, que poderia ficar no estado em outros pontos do país.

Conteúdos relacionados

Bolsa Família
salário