Chuva atrasa moagem da cana, mas ainda assim produção já cresceu 15%

Indústrias já processaram 33 milhões de toneladas este ano

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Indústrias já processaram 33 milhões de toneladas este ano

Levantamento divulgado pela Biosul –(Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul) indica que a chuva acima da média em setembro fez com que as usinas perdessem de 3 a 4 dias no processo de moagem da cana-de-acúcar. Os dados levantados até 30 de setembro demonstram que um volume acumulado de cana-de-açúcar processada de 33,1 milhões toneladas, uma quantidade 15,15% maior em relação ao mesmo momento da safra anterior.

Só na segunda quinzena de setembro foram processadas 2,71 milhões de toneladas de cana, volume 39,8% maior que no mesmo período na safra passada.

Na avaliação do presidente da Biosul Roberto Hollanda, a quantidade acumulada só não é maior em razão das chuvas excessivas em setembro: “Ao longo da safra a chuva atrasou a produção do Estado em cerca de 3 milhões de toneladas”, estima. “No entanto, como estenderemos o período de moagem, é um déficit que pode ser recuperado”, pondera.

O acompanhamento da safra de cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul é informado quinzenalmente pela Biosul. A safra começou em abril/2015 e deve seguir até janeiro/2016. Segundo os dados divulgados pela entidade, noo mês de setembro choveu o dobro da média histórica, chegando a 232mm em Mato Grosso do Sul, o que atrasou a moagem da cana.

Análise

Em contrapartida ao atraso na moagem, as usinas têm o que comemorar na safra, além da produção maior. O índice que mede a qualidade da matéria prima, o ATR/TC (Açúcares Totais Recuperáveis por tonelada de cana) atingiu 130,29 kg no acumulado, volume 1,5% maior que o da safra passada e na quinzena, atingiu 151,73kg.

Conforme os dados divulgados, até a segunda quinzena de setembro foram produzidas 965 mil toneladas de açúcar em Mato Grosso do Sul, quantidade 9,98% maior que a produção registrada anteriormente, que foi de 877 mil toneladas.

Em relação ao etanol, até 30 de setembro foram produzidos 459,45 milhões de litros de etanol anidro e 1,490 bilhão de litros de etanol hidratado, resultando 1,94 bilhão de litros de biocombustível produzido. Esse volume é 19,6% maior que na safra 2014/2015.

Conteúdos relacionados

Bolsa Família
salário