Bernal deve repetir estratégia de Olarte e antecipar vencimento do IPTU

Objetivo é reforçar caixa e cumprir compromissos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Objetivo é reforçar caixa e cumprir compromissos

Pelo segundo ano consecutivo o contribuinte campo-grandense terá que arcar com o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) já no dia 10 de janeiro de 2016, segundo antecipou o secretário de Planejamento, Finanças e Controle, Disney de Souza Fernandes. A medida foi implantada pelo então prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP) e permanecerá na gestão de Alcides Bernal (PP). Nos anos anteriores, a primeira parcela do encargo vencia no começo de fevereiro.

“Vamos antecipar (o pagamento) para o dia 10 de janeiro. Já foi assim esse ano, vamos manter”, disse o titular da Seplanfic. De acordo com a planilha disponibilizada no site da Prefeitura, os pagamentos foram feitos à vista em janeiro com desconto de 20% no valor total. Já quem decidiu quitar a dívida de uma vez só, porém em fevereiro, ficou com somente 10% a menos.

Antes da medida, o contribuinte podia pagar no segundo mês do ano com direito a 20%. Os cidadãos puderam parcelar a dívida em até 10 vezes, mas com desconto de 8% a 5%. O projeto em relação ao IPTU 2016 ainda não está finalizado. Disney espera concluir até a próxima sexta-feira (30).

Em 2015 o reajuste foi de 12,8%, para o próximo ano ainda não há definição. “Estamos fazendo os ajustes finais. Não decidimos os critérios para o aumento (no percentual) ainda. Não há nada definido”, disse o secretário. Caso não haja alteração neste sentido o projeto não precisa ser enviado à Câmara Municipal para crivo dos vereadores. No dia 9 de setembro, o prefeito não descartou aumento do encargo. “Existe a necessidade de aumentar a arrecadação e revisar as plantas imobiliárias”.

Solução

A antecipação do IPTU servirá para arcar com parte do 13° salário dos servidores municipais. Até o momento, ainda conforme o Executivo, R$ 15 milhões estão reservados para isso. Porém faltam R$ 60 milhões para conseguir somar o total necessário. Na tarde de ontem (27) Bernal apresentou balanço sobre os 60 primeiros dias de volta à gestão e destacou situação crítica dos cofres públicos.

Portanto, assim como o pagamento mensal dos funcionários está sendo escalonado, o 13º também será. A previsão da primeira parcela é para 20 de dezembro e um mês depois a segunda. Quando tomou a atitude pela primeira vez, Olarte tinha a mesma intenção: minimizar crise financeira que se estende até hoje.

Conteúdos relacionados

Bolsa Família
salário