Os quatro dias de durante a , no fim de março, animou os sul-mato-grossenses a buscarem as agências de viagens à procura de um pacote para relaxar no feriado de Páscoa. Quem trabalha em agência de viagens confirma que já há clientes com pacotes comprados para 28 a 31 de março. Contudo, afirmam que ainda dá tempo de se programar faltando pouco mais de um mês. 

O empresário sócio da Reserva Feita Viagens e presidente da ABAVMS (Associação Brasileira das Agências de Viagens de MS), João Evaristo Esteves Júnior, comenta que alguns clientes reservaram a viagem meses atrás, mas muitos deixam mais para perto da data. O perfil predominante é o de casais, seguido por famílias com filhos.

“Como o feriado da Semana Santa é um feriado curto, muitos clientes preferem viagens para destinos mais próximos. O sul-mato-grossense, em geral, decide sua viagem para mais próximo do feriado de Páscoa. Como o feriado é pequeno, há uma procura maior por destinos dentro do Estado, como , Bodoquena, Piraputanga, pois o tempo de deslocamento é menor”, explica.

A opinião é que a preferência é por destinos dentro do Estado é compartilhada por outros especialistas do setor. A gerente da Viagens e Turismo, Rose Oyague, explica que trabalham com destinos nacionais e internacionais, mas para a Semana Santa as consultas de reserva são para rotas em Mato Grosso do Sul.

“Já estamos recebendo consultas de reservas para o feriado, principalmente para Bonito e Pantanal, com grande procura por turistas estrangeiros e também brasileiros”, evidencia. 

Porém, também há sul-mato-grossenses que irão passar o feriado fora do país. A agente de viagens há 24 anos, Cristina Albuquerque, conta que há clientes com viagem marcada para a Europa e Caribe. 

A maioria dos clientes atendidos são aposentados, famílias e casais. O ticket médio, ou seja, o que é gasto por cada cliente, é de R$ 20 mil. “Já estamos tendo procuras”, relata. 

Ainda dá tempo de agendar a viagem para a Páscoa?

Pantanal é um dos destinos preferidos. (Divulgação do IHP)

Faltando pouco mais de um mês para a Páscoa, quem deixou para a última hora consegue se organizar para viajar no feriado prolongado?

Quem é do setor aponta que sim, ainda é possível encontrar boas oportunidades. Contudo, a principal dica é se programar com antecedência para conseguir melhores taxas. Assim, os interessados devem procurar quanto antes garantir a reserva. 

Rose Oyague conta que os pacotes sofrem alterações de valores e disponibilidade conforme a demanda. “A minha dica é fazer a reserva com antecedência para obter preços de passeios e hospedagem acessíveis”, aconselha. 

Cristina Albuquerque explica que os interessados em viajar para fora do Estado podem procurar ajuda especializada para garantir os melhores preços de hotéis e passagens aéreas. 

“Ter uma consultoria com um agente de viagens é uma dica. Com a experiência e acesso a informações atualizadas dos fornecedores, pode adaptar o melhor roteiro, trazendo ao viajante uma experiência inesquecível”, diz.

João Evaristo, da Reserva Feita, orienta sobre a procura de um profissional qualificado. “Procure uma agência de viagens filiada à ABAVMS e viaje mais tranquilo, sabendo que tem alguém que entende do destino preparando sua viagem e dando todo o suporte”, finaliza.