Com a pandemia da covid, o governo federal anunciou o 14º para beneficiários do (Instituto Nacional do Seguro Social). Entretanto, tratou-se de uma medida provisória para 2020 e 2021. Porém, há nova proposta para que o benefício seja liberado este ano. Saiba nesta reportagem tudo o que se sabe sobre o assunto.

O projeto tramita na dos Deputados e chegou a ser aprovado na Comissão de Finanças e Tributação da Casa. Mas, ainda enfrenta resistência para avançar nas demais comissões, como na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e seguir para o plenário. Mesmo que isso aconteça, ainda seria enviada para o Senado e, somente depois, seguiria para sanção presidencial, que ainda teria o poder do veto. Neste último caso, o Congresso pode derrubar o veto ou manter. Ou seja, ainda existem várias etapas para que o benefício seja, de fato, concedido.

Muitos aposentados alegam que ainda enfrentam dificuldades econômicas decorrentes da pandemia. A notícia boa é que há conversas positivas para o esforço em aprovar a matéria.

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, comentou sobre a dificuldade em colocar o 14º salário do INSS em prática por conta do peso orçamentário.