Mesmo sendo muito comum nos estabelecimentos, as vendas informais, conhecidas como ‘venda fiado’ é o receio de muitos empresários que temem prejuízos financeiros. O que muitos não sabem é que os Cartórios de Protestos podem oferecer, de forma gratuita, muito mais segurança nessa tomada de decisão, precavendo futuros calotes.

Para isso, o empresário que receber a solicitação de venda fiado pode consultar, sem custo, o CPF do cliente no site dos Cartórios antes de realizar a venda. Caso o cliente tenha aplicado golpe em outros comerciantes e esses tiverem protestado as notas promissórias da devedora, o empresário terá acesso à informação.

Um levantamento feito pelos Cartórios de Protesto do Mato Grosso do Sul mostra que quando uma dívida é enviada a protesto, a chance de ser paga pelo devedor, no prazo de 3 dias úteis, é de 65%. O protesto de títulos é gratuito para o credor, que somente fará algum pagamento do título caso ele mesmo deseje desistir do protesto antes de ser efetivado.

“O protesto é um procedimento mais ágil e econômico, que permite ao credor pressionar o devedor a cumprir suas obrigações sem a necessidade de um processo judicial demorado e custoso”, explica Sergio Julian Zanela Martinez Caro, presidente do IEPTB/MS (Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Mato Grosso do Sul).

“Além disso, o protesto gera efeitos negativos para o devedor, como restrições ao crédito, o que pode incentivar o pagamento da dívida de forma mais rápida. Dessa forma, o protesto de títulos pode ser uma alternativa eficaz para recuperar valores devidos, evitando os custos e a morosidade de uma ação na justiça”, ressalta.

Como fazer a consulta?

  • Passo 1: acesse o site;
  • Passo 2: clique na aba “Consulta Nacional de Protesto”
  • Passo 3: faça o login no portal usando e-mail e senha, certificado digital ou Gov.br
  • Passo 4: localize o quadro “Consulte CPF/CNPJ”
  • Passo 5: digite o CPF ou CNPJ desejado
  • Passo 6: clicando no botão de pesquisa, o sistema informará a existência ou não de protestos no documento desejado (caso o resultado seja positivo, será informado o cartório onde a dívida está registrada e o valor protestado).

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.