De 13 a 18 de março, acontece em a Semana do Consumidor, que será realizada pelo Procon (Programa Municipal de e Defesa do Consumidor). O evento terá atividades voltadas à educação financeira, orientação, capacitação e prestação de serviços.

A ação acontece em referência ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado no dia 15 deste mês, e conta com parceria do Sicredi Centro-Sul MS, OAB MS – 4ª Subseção Dourados/Itaporã e Semed (Secretaria Municipal de Educação).

A prevê palestras de conscientização, divulgação de dados relevantes para as relações de consumo, apresentações educativas em escolas, além de plantões de atendimentos e tira-dúvidas.

“Muitos avanços na Defesa do Consumidor foram obtidos nos últimos anos, melhorias nos serviços, na segurança, informação, publicidade, acesso à justiça, entre outros fatores. Apesar disso, ainda há muito ainda a se fazer para aperfeiçoar as relações de consumo no Brasil”, ressalta o diretor do Procon de Dourados, Antônio Marcos Marques.

Programação

O lançamento da Semana do Consumidor acontece na próxima segunda-feira (13), às 8h, na sede do Procon Municipal, localizada na avenida Joaquim Teixeira Alves, 772, Centro. Durante o evento, a diretoria do órgão deve apresentar os detalhes de todas as atividades, além de ressaltar a importância do fortalecimento do do Consumidor.

Na terça-feira (14), o Procon realiza, em parceria com o Sicredi, palestra em uma unidade da Rede Municipal de Ensino sobre orientação para o consumo e financeira.

No dia 15 de março, Dia Mundial do Consumidor, parte da programação continua envolvida nas escolas com a apresentação do Circo dos Sonhos e participação de representantes do Procon e Sicredi falando sobre orientação financeira. Pela manhã, a agenda acontece na Escola Municipal Loide Bonfim Andrade e, à tarde, na Escola Municipal Neil Fioravante.

Ainda na quarta-feira, o Procon Municipal, deve divulgar o ranking de fornecedores de Dourados com reclamações fundamentais atendidas, publicado pelo Ministério da Justiça.

Nos dias 16 e 17, o foco volta a ser as palestras nas escolas municipais. Também no dia 16, acontece visita técnica dos alunos do curso de Direito da Anhanguera. Os acadêmicos devem conhecer o órgão, bem como participar de palestra sobre processo administrativo.

Na sexta-feira, ainda será promovida capacitação dos servidores do Procon sobre a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

A Semana do Consumidor encerra no sábado (18), com a blitz educativa de orientação e plantão tira-dúvidas, na Praça Antônio João, das 8h às 11h.