Com dias mais chuvosos em janeiro de 2023, consumo de energia elétrica tem redução em MS
Comparado a mesma quinzena de janeiro de 2022, este ano o consumidor ponderou mais, aponta balanço da Energisa
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os dias mais chuvosos de janeiro deste ano favoreceram a redução no consumo de energia elétrica de Mato Grosso do Sul, conforme um balanço da concessionária Energisa do dia 1º a última quinta-feira (18). Entretanto, prognóstico do verão prevê temperaturas 2°C acima da média durante o mês, o que pode deixar a conta de luz mais cara; especialista dá dicas para economizar nesse período.
O primeiro dia de janeiro registrou 965 MW (Megawatss) enquanto o primeiro dia do ano de 2022 teve o índice de 990 MW. Os demais dias úteis da semana variam de 871 MW a 1026 MW neste ano, enquanto a margem de 2022 entre 984 MW e 1132 MW. Aos sábados e domingos, os índices se assemelham de 892 MW a 1019 MW.
A considerável redução leva em conta a rotina dos moradores e as temperaturas no Estado. Quando há calor elevado, o consumidor utiliza mais eletrodomésticos para resfriar o ambiente, como o ar-condicionado, geladeira ou ventilador. Estar com um aparelho ligado demanda energia e no verão faz com que o consumo de energia aumente em quase todas as residências, comparando com outras épocas do ano.
Mito ou verdade?
Alguns hábitos ou ‘dicas de vó’ assolam o consumidor, como os da geladeira próxima da parede, isso gasta mais? O doutor em engenharia elétrica Edson Batista explica que a maneira de utilização e a conservação ajudam na conta de luz mais barata ou controlada.
Embora pareça um puxão de orelha para quem deixa todas as luzes da casa acessas sem necessidade, o especialista reforça que pequenas atitudes favorecem a economia no bolso. Edson diz que utilizar a luz do sol durante o dia e ambientes mais arejados nesse época são opções valiosas no fim do mês.
“Durante essa época que estamos vivendo, a tendência é que alguns aparelhos consumam mais energia, ainda mais na frequência que é utilizado. Existe alguns aparelho ‘vilões’, gastam mais e que estão na nossa rotina, como o chuveiro em alta temperatura ou o ar-condicionado. A frequência que é utilizado que encarece”.
Aparelhos com selo de eficiência
Aparelhos mais modernos têm o selo Selo Procel, que mostra ao consumidor os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética.
O profissional aconselha que medidas eficientes podem ser acrescentadas na rotina como um hábito. “O selo de é algo que o consumidor tem que buscar, mas ainda sim observar o tempo de gasto e a frequência que é utilizado, como o ar-condicionado. Nos dias mais quentes, o ideal é abrir a janela ou porta, aproveitar a ventilação, se gostar do ar-condicionado, que utilize após às 20h e não o dia todo”.
Crianças de férias aumentam consumo de luz
O verão também coincide com as férias escolares, o que pode impactar na conta de energia. O coordenador comercial da Energisa lembra que as alterações na rotina incidem no consumo doméstico. “A geladeira é aberta mais vezes, elas assistem mais TV, o celular é usado com mais frequência e carregado mais vezes também. Toda essa dinâmica impacta na conta de energia”.
A dica nesses casos é que haja conversa dos pais ou responsáveis sobre o consumo das contas, investir no gasto da energia corporal das crianças, como brincadeiras em áreas de lazer.
Dicas de ouro:
- Se for passar roupa, passe várias peças de uma vez;
- Abra a geladeira apenas quando necessário;
- Mantenha a saída do motor de aparelhos longe da parede, por exemplo, a geladeira;
- Janelas abertas durante o dia auxiliam na iluminação natural;
- TV ligada à tomada também gasta energia elétrica;
- Ventilador só deve ser usado em ambientes vazios, pois não resfriam o ambiente;
- Lâmpadas de tecnologia LED são as mais econômicas;
- Aparelhos em stand-by, em geral, luzes indicativas acesas significam desperdício de energia. Então, desligue os aparelhos direto nos botões ou nas tomadas, e não apenas pelo controle remoto.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Técnica de enfermagem procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.