Viagens internacionais baratas atraem, mas clientes de Campo Grande colecionam problemas

Empresa oferece pacotes atrativos, mas virou alvo de ações na Justiça

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Clientes da Hurb reclamam nas redes sociais. (Foto: Reprodução Redes Sociais)

A Hurb, antigo Hotel Urbano, é uma agência de viagens que chama a atenção dos consumidores pelos pacotes nacionais e internacionais com preços atrativos. No entanto, muitos clientes têm colecionado problemas que vão desde cancelamento até mudanças repentinas de datas das viagens. Para tentar resolver o problema, os consumidores decidiram entrar na Justiça contra a empresa.

Na sexta-feira (28), por exemplo, um dos destaques no site da Hurb era uma viagem para Toscana (Florença + Siena), na Itália, em 2025, por R$ 2.346,00 + taxas, em até 12x no cartão, que inclui hospedagem e aéreo. A data da viagem é para março ou novembro.

Pacote de viagem oferecida pela Hurb na sexta-feira (28).

O ano de 2025 está longe, então não é possível simular voos até lá, mas a data mais distante na simulação do Google Voos, em setembro de 2023, mostra que as passagens para Florença custam a partir de R$ 4.010,00.

De acordo com a própria Hurb, em 2021 a empresa embarcou 480 mil pessoas, enquanto neste ano já foram 650.000 viajantes. O número de viajantes e de clientes não para de subir. O faturamento no primeiro trimestre de 2022 cresceu 47%.

Processos em Mato Grosso do Sul

Simulação de voos de São Paulo para Florença em setembro de 2023

Porém, conforme aumenta a carteira de clientes, o número de reclamações da Hurb também sobe. No Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, há 44 processos contra a empresa. 

Um deles tem como advogada Tatiana Acosta, do escritório Renata Pimentel S.S. A cliente de Tatiana adquiriu um pacote para a Tailândia (Bangkok + Phuket) com os dois primos, em março de 2021, por cerca de R$ 2,3 mil para cada um. O pacote prometia aéreo com saída de São Paulo e a hospedagem para 10 dias. 

Conforme estabelecido pelo contrato, a mulher sugeriu três datas para a viagem em novembro de 2022, mas em setembro a Hurb entrou em contato comunicando que a viagem precisaria ser transferida para 2023 devido ao aumento de custos. Frustrada por querer manter a viagem, a trabalhadora da área da saúde entrou com processo contra a empresa.

“Foi muito difícil conseguir conciliar as férias com as dos primos. É uma obrigação a empresa cumprir e nós entramos com tutela de urgência, o que foi concedido pelo juiz”, afirma a advogada Tatiana Acosta.

Além de pedir que o contrato seja cumprido, a mulher pede indenização por danos morais no valor de R$ 5 mil. Em 14 de outubro, o juiz acolheu a tutela de urgência. A partir desta data, a empresa tem 30 dias para organizar a viagem sob o risco de multa de R$ 1 mil caso não cumpra. No caso dos primos, que estão com outros advogados, a multa é avaliada em R$ 500.

A viagem dos primos ainda não possui data definida, mas o desejo é que seja agendada para a primeira quinzena de novembro. 

Internautas também reclamam

Além dos tribunais, reclamações sobre a Hurb também se acumulam pelas redes sociais. “Golpistas”, “Decepção” e “Só fazem falcatrua”, são alguns dos comentários dos internautas.

Já no site do Reclame Aqui, a nota da empresa é 7.3, considerada boa. Há 31.542 reclamações registradas e 31.518 respondidas nos últimos seis meses. Em agosto, a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) notificou a Hurb sobre o suposto descumprimento de contratos.

O Midiamax entrou em contato com a Hurb para perguntar por que a empresa não consegue cumprir parte dos contratos de viagens em 28 de outubro e no dia 31 a empresa encaminhou uma resta.

Em nota, a Hurb destacou as dificuldades que o setor de viagens enfrentou com a pandemia e o volume de pacotes atendidos pela empresa. Confira abaixo a nota na íntegra:

*Matéria atualizada às 12h de 01 de novembro de 2022 para adicionar a resposta do Hurb

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