A vendas de veículos novos em cresceu em maio, de acordo com os dados da (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Foram emplacados 4.837 veículos no mês passado (automóvel, comercial leve, caminhão, ônibus, moto, implemento rodoviário e outros), representando alta de 21%, em relação ao mês anterior. Em abril, foram 3.995 veículos das mesmas categorias.  

Vendas de veículos novos em MS
Vendas de veículos novos em MS

De acordo com dados da Fenabrave, maio registrou o maior volume de emplacamentos de 2022. Com três dias úteis a mais do que em abril, as 338.440 unidades licenciadas representam alta de 25,09% na comparação com o mês anterior, sendo superior, também, a maio de 2021 (+6,03%).

Com o resultado, a retração, no acumulado dos cinco primeiros meses do ano, caiu para 4,16%, contra uma queda de 7,18% registrada no 1º quadrimestre. Conforme a Fenabrave, a demanda tem sido atendida, mas o setor automotivo não venceu, completamente, a crise de abastecimento global. Embora os problemas sejam pontuais, é possível que haja espera, a depender do modelo. Além disso, há o próprio econômico brasileiro que, por conta das eleições presidenciais, pode ter um ambiente mais volátil no segundo semestre.