Diversão com segurança: confira dicas para acertar na compra de brinquedos no Dia das Crianças

Brinquedo é a opção número 1 para os pequenos e os pais devem se atentar ao fazer a compra

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Dia das crianças, brinquedos
Brinquedos são a preferência para o Dia das Crianças (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

É unânime entre a crianças que o presente ideal no Dia das Crianças é um brinquedo e são várias as opções para quem quer conquistar a alegria dos pequenos com um bom mimo. No entanto, é importante ter em mente que a segurança deve estar sempre em 1º lugar.

Os brinquedos plásticos são os queridinhos da criançada e dos pais por serem leves, seguros, terem maior durabilidade. Além disso, são mais resistentes quando comparados a outros tipos de materiais utilizados em produtos infantis.

Quando inutilizados, a doação ou a reciclagem são uma saída para brinquedos de plásticos inutilizados, por serem 100% recicláveis.

Brinquedos falsificados

Segundo Mariana Cardoso, integrante do grupo técnico do Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), os pais e responsáveis precisam evitar a compra de brinquedos falsificados. “A pirataria pode proporcionar perigo às crianças”, explica.

Conforme a profissional, as condições seguras para comercialização são asseguradas somente pelo Selo Inmetro – órgão responsável pela certificação dos brinquedos no Brasil, que testa a segurança dos produto.

Confira dicas para realizar uma compra segura e adequada:

  • Os rótulos devem ser lidos para a certificação de que o brinquedo é adequado para a idade da criança.
  • Compre o brinquedo preferencialmente em estabelecimentos comerciais conhecidos, evitando locais clandestinos. Esses lugares, geralmente, vendem produtos piratas que não respeitam os requisitos de segurança.
  • Cheque se há presença do selo INMETRO, que significa que o produto passou por um processo de avaliação e cumpriu os protocolos de segurança na fabricação.
  • Certifique-se de que todos os brinquedos e peças sejam maiores do que a boca do seu filho para evitar asfixia. Há uma regra geral e simples: Se o objeto caber em um rolo de papel higiênico vazio traz risco de sufocamento, principalmente para bebês.
  • Evite brinquedos com pontas e bordas afiadas.
  • Esteja atento a brinquedos com cordas, fitas ou cordões soltos, pois eles podem ficar emaranhados no pescoço da criança e causar graves acidentes.

Seguindo essas dicas ao comprar um brinquedo que ofereça segurança às crianças, não se esqueça de observar se elas sabem manuseá-lo de maneira correta. É importante supervisionar os pequenos e ensiná-los para que se divirtam segurassem riscos.

Conteúdos relacionados