Ar condicionado com defeito gera reclamações em MS e multinacional terá que rever prazo de garantia
Garantia terá que contar a partir da efetiva entrega do produto
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Multinacional do ramo da produção de eletrônicos terá que contar a garantia a partir das entregas dos produtos vendidos pela internet, após reclamações de consumidores que se depararam com defeitos em aparelhos de ar condicionado em Mato Grosso do Sul. A decisão é fruto de liminar concedida pela 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande.
Conforme decisão judicial, em caso de descumprimento, a empresa está sujeita a multa de R$ 1 mil para caso, sendo que o valor será revertido ao consumidor. A ação foi proposta pelo Ministério Público Estadual a partir de reclamações, sendo instaurado um inquérito civil na promotoria de justiça especializada, com nas declarações de um cliente que teria adquirido um aparelho de ar condicionado.
Ele relatou que a compra do produto foi feita no dia 28 de novembro de 2016 e a instalação do equipamento se deu apenas em 8 de dezembro de 2017. Na data da instalação foi constatado um vício na unidade condensadora do produto e no dia seguinte foi solicitada a reparação, todavia a empresa se negou a tomar providências informando que o produto estava fora do prazo de garantia.
Entretanto, para o MP, a garantia é válida a partir da data da entrega do produto e não a partir da emissão da nota fiscal. Sobre o tema, outras 32 reclamações foram registradas no Procon contra a empresa e outras 18 reclamações foram encontradas junto. Houve tentativa de formalizar um Termo de Ajustamento de Conduta, porém a empresa não demonstrou interesse.
Neste sentido, o Ministério Público ingressou com a ação com pedido liminar, o qual foi concedido na última terça-feira, dia 18 de maio. “A decisão liminar observou o artigo 26, §1, do Código de Defesa do Consumidor, o qual menciona que a contagem do prazo de garantia inicia com a entrega efetiva do produto ou do término da execução do serviço”, consta nota divulgada pelo TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).
Notícias mais lidas agora
- Adolescente tinha salário roubado pela mãe e diz ter usado cocaína pela 1ª vez para cometer o crime
- MAPA: Confira onde ficam os radares que mais multam em Campo Grande
- VÍDEO: câmera flagrou acidente que deixou motociclista gravemente ferido no São Jorge da Lagoa
- Preso com 52 quilos de cocaína em Campo Grande é executado a tiros na fronteira
Últimas Notícias
Dois são presos em flagrante por incêndio em vegetação no Nova Lima
Equipe da Polícia Militar foi acionada para averiguar denúncia do incêndio
STJD define data de julgamento do pedido de Corinthians e Vasco da semifinal da Copa do Brasil
Outros sete casos também serão julgados neste dia
TRE-MS lembra que partidos já podem fazer entrega da prestação de contas
Entrega das mídias pode ser feita de maneira online
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.