Em plena pandemia, preço dos produtos higiene e limpeza variam até 260% em Campo Grande

Uma pesquisa realizada pelo Procon-MS (Superintendência para Orientação do Consumidor) identificou variação de até 260% em produtos de higiene e de limpeza vendidos em Campo Grande. A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 14 de abri e verificou o valor de 229 produtos em 15 estabelecimentos. Do total de itens pesquisados, apenas 181 […]

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Uma pesquisa realizada pelo Procon-MS (Superintendência para Orientação do Consumidor) identificou variação de até 260% em produtos de higiene e de limpeza vendidos em Campo Grande. A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 14 de abri e verificou o valor de 229 produtos em 15 estabelecimentos.

Do total de itens pesquisados, apenas 181 integrou a lista final, já que o critério é que o produto exista em pelo menos três estabelecimentos. De todas as unidades comerciais visitadas, a que apresentou maior número de itens pesquisados (140) foi o Assai Atacadista da avenida Cônsul Assaf Trad. O Atacadão da Coronel Antonino foi a que apresentou maior quantidade de produtos com menor preço (58), e no Comper da avenida Mascarenhas de Moraes os pesquisadores encontraram maior número de itens com preços mais altos: 38.

O produto encontrado com maior diferença de preços entre um estabelecimento e outro foi o aparelho de barbear Gilette Prestobarba Ultragrip – variação de 260,87%. No supermercado Real estava sendo vendido a R$ 2,99 e no Extra a R$ 10,79. Quanto a menor variação (5,27%), a diferença se registrou em relação a papel higiênico Milli com quatro rolos. O valor de venda no Pires era de R$ 5,69, enquanto nos supermercados Legal e Real o preço fixado era de R$ 5,99.

A pesquisa visitou supermercados, atacarejos e mercados de bairros de diversas localidades da cidade. Clique AQUI para conferir os locais e a pesquisa completa.

Comparativo

O setor de Pesquisa do Procon Estadual, após realizar o trabalho a campo, estabeleceu termos comparativos entre os preços verificados e os que eram praticados no trimestre anterior. Para tanto, é observado que o produto apresente as mesmas características, ou seja, tenham tamanho, peso e medida iguais nas duas apresentações.

No comparativo observou-se que houve variação de preços tanto para maior como para menor. Nesta edição da pesquisa, foram comparados 147 itens, sendo que 49 apresentaram defasagem nos valores de venda, com diferença de até 58,89% para menor, como é o caso da cera líquida Poliflor de 700ml, que no trimestre anterior era comercializada a R$ 11,86 e agora foi encontrada por R$ 7,46. Entre os 98 produtos restantes, foi verificado aumento nos preços de até 25,54%, como foi o caso do absorvente higiênico Sempre Livre, embalagem com oito unidades.

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