O Sebrae/MS divulgou nesta quinta-feira (15) que os negócios de impacto social de Campo Grande geraram, só no primeiro semestre de 2019, um aumento de 107% na receita. Em janeiro deste ano, o faturamento destes empreendimentos fechou em mais de R$ 48 mil, saltando para mais de R$ 100 mil em julho.

Investir em negócios de impacto social é uma alternativa para fomentar o desenvolvimento do país. Como diferencial, os empreendimentos estabelecem novos marcos políticos para garantir que sistemas de proteção social atinjam, principalmente, a população de baixa renda. Na Capital, existem cerca de oito empresas voltadas em apoiar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis), criados pela ONU (Organização das Nações Unidas).

“Ter empresas que desde a fase de idealização já se pautam neste compromisso e ainda conseguem gerar indicadores de aumento de clientes, faturamento e empregabilidade é muito gratificante. Um novo olhar e atuação que aumentam as possibilidades de sucesso”, afirma Leandra Costa, gerente do Living Lab MS.

As ações das empresas atendidas no Living Lab estão alinhadas aos objetivos definidos pela ONU na Agenda 2030, um plano de ação que aborda questões relacionadas com pessoas, com o planeta e também com a prosperidade. A atuação global trata de temas como a erradicação da pobreza e o desenvolvimento sustentável.

Um exemplo desse tipo de negócio é a Du’Bem Produtos Ecológicos, que faz artigos de limpeza com óleo de cozinha reciclado e atende 10 dos 17 objetivos definidos pela ONU na agenda.

A Du’Bem atua em três vertentes: educação voltada para o cuidado com o meio ambiente, empoderamento para geração de renda, e empreendedorismo com a criação de produtos de descarte. Para a sócia da empresa, o resultado só vem da responsabilidade compartilhada. “O negócio só funciona por meio da união da sociedade, gestão pública e iniciativa privada, é o empreendedorismo fomentado por meio do negócio social”, explica a empresária Ana Cristina Franzoloso.

Negócios de Impacto Social

O Sebrae entende negócios sociais como iniciativas financeiramente sustentáveis, geridas por pequenos negócios, com viés econômico e caráter social e/ou ambiental, que contribuam para transformar a realidade de populações menos favorecidas e fomentem o desenvolvimento da economia nacional. Ao mesmo tempo que resolve ou atenua um problema social ou ambiental, os negócios geram lucros e são uma oportunidade para o micro e pequeno empreendedor.

Se você tem uma ideia legal que envolva o impacto social e quer colocar em prática, entre em contato com o Living Lab pelo telefone (67) 3389-5550.