Consumidores têm até esta sexta para renegociar dívidas com descontos atraentes
O Procon de Campo Grande realiza, de 17 a 21 de dezembro, mais uma edição do Agir, a Ação de Gestão da Inadimplência para Regularização. Com ao menos três edições por ano, o programa proporciona descontos diferenciados e outras facilidades aos consumidores para quitação de dívidas e, a partir disso, limpar o nome e recuperar […]
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O Procon de Campo Grande realiza, de 17 a 21 de dezembro, mais uma edição do Agir, a Ação de Gestão da Inadimplência para Regularização. Com ao menos três edições por ano, o programa proporciona descontos diferenciados e outras facilidades aos consumidores para quitação de dívidas e, a partir disso, limpar o nome e recuperar crédito no mercado.
Para esta, que é a última edição de 2018, o Procon de Campo Grande montou uma grande tenda na Praça do Rádio, bem no centro da cidade, para receber os consumidores que queiram renegociar dívidas. A expectativa é que até sexta-feira (21), cerca de 6.500 a 8 mil pessoas recebam atendimento. O horário de atendimento é das 07h30 às 17h.
De acordo com Valdir Custódio, subsecretário do Procon Campo Grande, as empresas que integram a plataforma Consumidor.Gov, com cerca de 470 empresas, dentre as quais estão bancos e operadoras de telefonia – proporcionam renegociar praticamente qualquer dívida ao consumidor que comparecer à Praça do Rádio até sexta-feira.
“Porém, nesta edição conseguimos agrupar também a Águas Guariroba e a Energisa, que são empresas com muita inadimplência. Nestes dias, as condições de parcelamento das dívidas estão muito melhores que nas próprias agências das concessionárias, por isso é mais interessante que o consumidor venha aqui”, explica o subsecretário.
Além das concessionárias de serviços públicos, operadoras de telefonia, internet e TV a cabo, bancos e até cartórios de protesto, a tenda também conta com agentes da SAS que podem efetuar o cadastro único, que possibilitam benefícios de tarifas sociais a pessoas beneficiárias de programas governamentais, como o Bolsa Família, ou que apresentem baixa-renda.
No local, Defensoria Pública também oferece serviço de orientação aos consumidores e o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) orienta os interessados sobre cuidados para com os animais, além de como adotar cães e gatos.
Atendimento
A expectativa do Procon de Campo Grande era de que os atendimentos demorassem cerca de 15 minutos, apenas. Porém, quem procurou a tenda com o objetivo de renegociar dívidas com a Energisa sofreu com a demora.
“Cheguei por volta das 9h e até agora [meio dia] não fui atendida, porque tem pouca gente e o sistema cai o tempo todo. Também acho que poderia ter mais infraestrutura, uma ambulância, coisa do tipo, porque aqui está muito quente”, detalha a técnica em enfermagem Érica Oliveira, de 40 anos.
A autônoma Maurinete Brito, de 63 anos, também reclamou da demora. “Cheguei 8h50 e ainda não tive atendimento. Tudo muito demorado. Estou com encomendas para entregar, mas não posso sair enquanto não renegociar minha dívida”, revela.
De acordo com Valdir Custódio, a estrutura de conexões à internet foi terminada na tarde da terça-feira (18), porém, de fato, houve uma falha na rede no início da manhã, que já foi restabelecida. Sobre a demora nos atendimentos junto à Energisa, o subsecretário afirmou que mais atendentes serão deslocados para atenda já nesta tarde, a fim de agilizar os atendimentos.
Serviço – 2ª edição do AGIR (Ação de Gestão de Inadimplência para Regularização)
O atendimento presencial acontece na Praça do Rádio Clube, situada na Avenida Afonso Pena, centro da Capital, nos dias 19 a 21 de dezembro, das 7h30min às 17h. O serviço local, consiste na triagem do consumidor e encaminhamento para agilização de cada situação pendente.
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