Petrobrás anunciou reajuste de 9,8%

A Petrobras anunciou reajuste em 9,8%, em média, no preço dos botijões do gás de cozinha de até 13 kg. A variação de mercado não ocorria desde o dia 1º de setembro de 2015. A estatal estima que o preço do botijão P-13 para o consumidor final, no entanto, pode subir 3,1%, ou cerca de R$ 1,76 por botijão, caso o reajuste passe de forma integral ao consumidor. Para o economista da ACIGC (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), Norman Kallmus, o aumento não oferece grande impacto, mas encontra um cenário de recessão econômica e orçamentos familiares de Mato Grosso do Sul no limite, o que desanima os consumidores.

“Não é por causa de 9% que você não vai conseguir medir o impacto na inflação, mas deve ter uma pressão no orçamento das famílias em um momento que as pessoas estão já estão com os orçamentos bem justos, mas o aumento é pequeno se for pegar individualmente”, explica.

O aumento, conforme anunciou a Petrobrás, deve começar a valer na terça-feira (21). Norman esclarece, ainda assim, que esse tipo de produto é que a economia chama de ‘inelástico’, ou seja, um bem de consumo praticamente obrigatório, e o mercado interno não deve sofrer nenhuma forma de redução.

“O cerne dessa história é que nós estamos buscando um equilíbrio na economia nesse momento, tentando ver o que as empresas conseguem fazer pra se manter, e os orçamentos das famílias, num momento em que você tem um desemprego muito grande, os orçamentos estão muito justos. O gás, de qualquer forma, você não consegue reduzir o consumo, é meio inelástico”, comenta.

Sinal verde para o mercado

Para ele, o reajuste, realizado após mais de um ano de preços estáveis, é um bom sinal para o mercado. Indica que a empresa passa a integrar o ritmo do mercado financeiro e reagir, o que pode animar investidores.

“O que nós temos de bom nessa notícia é exatamente isso, como uma empresa convencional, ela deixa os produtos oscilarem de acordo com o custo que ela tem, e não de acordo com a vontade do governo, isso é um ótimo sinal pra economia de uma forma geral”, complementou.