Procon reforça fiscalização e recomenda atenção aos consumidores durante Black Friday
Denúncia pode ser feita a qualquer hora
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Denúncia pode ser feita a qualquer hora
O Procon/MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul) reforçou a equipe de fiscalização para a Black Friday, que começou nesta sexta-feira (27) e vai até domingo (29). Segundo o Procon/MS, em dias de promoção os consumidores precisam ficar atentos para não fazer compras na pressa, e depois ter problema com a qualidade do produto ou falta de estoque.
“A equipe de fiscalização está de plantão. As pessoas que tem algum problema fazem a denúncia no 151 e, com base nessa denúncia a fiscalização vai atrás”, afirma Patricia Mara da Silva, da Coordenadoria de Gestão de Processos.
Até às 15h desta sexta-feira, o Procon/MS tinha registrado 135 atendimentos, reclamações no geral, não apenas devido a promoções da Black Friday. A maioria das reclamações foi por móveis impróprios, inadequados ou mal executados.
Segundo Patricia, se o consumidor se sentir prejudicado por alguma compra ele pode fazer a denúncia a qualquer hora. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 151, por reclamação escrita em Cartório, pelo site do Procon/MS, ou no prédio do Procon/MS.
Ela ressaltou que as compras em dinheiro, no débito ou no crédito para o próximo vencimento são consideradas à vista. “Agora, se ele faz o parcelamento no cartão de crédito, o fornecedor pode ou não dar um preço diferenciado. Nesses casos não é abusivo. É importante dizer que o fornecedor não é obrigado a fazer no cartão de crédito. A lesão só é configurada se ele não avisa antes, se a informação não é colocada na entrada”, destaca.
Patricia destaca que há muitos consumidores que fazem compras na pressa e depois podem ter problemas. “Eles acabam não especulando, e depois que comprou é que ele vai tomar conhecimento, de que não tem no estoque. De que vai de demorar, de que a garantia é pouca, de que a taxa de juros é grande”, disse.
“Às vezes, ele compra um ferro de passar baratinho e não vê que a garantia é de três meses. Pode acontecer também de parcelar em 10 vezes, e depois se toca do quanto está pagando de juros. Outro problema é que pode não ter assistência técnica em Campo Grande. Se der problema, vai ter que pagar o frete”, exemplifica ela.
Defesa do Consumidor
O Procon/MS entende que os consumidores de Campo Grande já entendem do Código de Defesa do Consumidor, de 11 de setembro de 1990.
“Hoje, o consumidor já sabe que tem direitos. Ele pode ter dúvidas onde levar, como reclamar, em que artigo está o direito dele, mas já se reconhece como sujeito de direito, se reconhece com consumidor”, afirma Patricia.
Notícias mais lidas agora
- Justiça mantém prisão de dupla por matar Pâmela queimada com gasolina em Campo Grande
- Morre travesti que teve 90% do corpo queimado após discussão em boate de Campo Grande
- Às vésperas de novo aumento da tarifa, Câmara sinaliza liberar milhões de reais ao Consórcio Guaicurus
- Prefeitura terá que aumentar tarifa do Consórcio Guaicurus sob pena de multa de R$ 50 mil por dia
Últimas Notícias
Em fase de cálculos, novo valor da tarifa deve ser anunciado ainda nesta semana em Campo Grande
Nova tarifa do transporte coletivo está em fase de cálculo após decisão judicial
Oficina gratuita sobre uso de drone em eventos e produções artísticas está com inscrições abertas
A oficina será realizada entre os dias 27 e 31 de janeiro
Bruna Biancardi publica foto e fãs elogiam barriga de segunda gravidez
Influenciadora espera segunda filha, fruto de seu relacionamento com o jogador Neymar Jr.
Após acordo com prefeitura, motoristas de ônibus de Corumbá recebem salário atrasado
Viação Cidade Corumbá convocou trabalhadores nesta terça-feira (21) para recebimento dos atrasados
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.