Projeto que garante ao consumidor acesso a seus dados via internet será votado na próxima semana

Em reunião na próxima terça-feira (17), a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) deverá votar, em caráter terminativo, projeto de lei que assegura ao consumidor o acesso gratuito, por meio da internet, às informações sobre ele arquivadas em cadastros de consumo. De autoria do senador Paulo Bauer (PSDB-SC), o […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em reunião na próxima terça-feira (17), a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) deverá votar, em caráter terminativo, projeto de lei que assegura ao consumidor o acesso gratuito, por meio da internet, às informações sobre ele arquivadas em cadastros de consumo.

De autoria do senador Paulo Bauer (PSDB-SC), o PLS 470/11 é relatado pelo senador Alvaro Dias (PSDB-PR), que apresentou voto pela aprovação do projeto, que já recebeu parecer favorável da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).

O projeto, que acrescenta o parágrafo 6º ao art. 43 da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor) assegura ao consumidor o acesso gratuito às informações relativas a eventuais débitos e inadimplementos, inclusive com relação aos supostos credores.

O código já garante ao consumidor o acesso às informações relativas à sua pessoa, mas não abrange as consultas gratuitas via internet. Daí a necessidade de alterar a norma legal.

A reunião da comissão terá início após audiência pública sobre os prejuízos causados pela exploração de petróleo na Bacia de Campos (RJ), que tem início às 8h30.

Conteúdos relacionados

Exposição acontece na próxima semana (Foto: Reprodução, redes sociais)