Procon notifica empresas por suposta maquiagem de descontos na Black Friday
O Procon de São Paulo notificou uma série de empresas que participam, nesta sexta-feira (23), da Black Friday. A ação é inspirada na Black Friday americana e prevê descontos que chegam a 85% para os consumidores. O Procon suspeita de maquiagem de descontos. As empresas notificadas foram Extra (lojas física e virtual), Ponto Frio (loja […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Procon de São Paulo notificou uma série de empresas que participam, nesta sexta-feira (23), da Black Friday. A ação é inspirada na Black Friday americana e prevê descontos que chegam a 85% para os consumidores. O Procon suspeita de maquiagem de descontos.
As empresas notificadas foram Extra (lojas física e virtual), Ponto Frio (loja virtual), Submarino, Americanas.com, Walmart, Saraiva e Fast Shop.
Com base em denúncias de consumidores feitas pelos canais de atendimento e pelas redes sociais, o Procon diz que há indícios de que as empresas fizeram “maquiagem nos descontos”, ou seja, elas teriam inflado os preços originais dos produtos.
O organizador do evento, o site Busca Descontos, também será notificado para que apresente explicações sobre as dificuldades que alguns consumidores encontraram para acessar alguns sites.
As empresas terão até a próxima sexta-feira (30) para apresentar respostas ao órgão.
Procurado, o site Busca Descontos informou, por meio da assessoria de imprensa, que ainda não recebeu a notificação do Procon, e por isso não se pronunciaria, por enquanto, sobre o assunto.
Em nota, a Americanas.com e o Submarino disseram que vão apresentar a documentação solicitada ao Procon dentro do prazo. Afirmam, ainda, que os preços cobrados nesta sexta (23) são todos “promocionais”.
Também por meio de nota, o Extra e o Ponto Frio afirmaram que as ofertas divulgadas na Black Friday são “legítimas”.
Segundo as empresas, as promoções foram “praticadas conforme anunciadas e não há qualquer manipulação de valores”. A Saraiva e a Fast Shop ainda não haviam se pronunciado sobre o assunto até a publicação desta reportagem. A reportagem ainda não havia conseguido contato com o Walmart.
Empresa organizadora bloqueia 500 ofertas ‘irregulares’
A empresa que organizou o site oficial Black Friday Brasil, chamada Busca Descontos, informou ter bloqueado cerca de 500 ofertas irregulares.
“É lamentável que algumas lojas ainda insistam em fazer maquiagem de preço”, disse o presidente do Busca Descontos, Pedro Eugênio.
Segundo ele, os consumidores podem denunciar as ofertas irregulares no próprio site. “Contamos com a ajuda dos consumidores nesse momento, para que denunciem as ofertas falsas”, afirmou.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.