Inmetro: etiqueta de eficiência energética deve ter informação clara para consumidor
As informações das etiquetas dos aparelhos eletrodomésticos, relativas ao desempenho do produto e à sua eficiência energética, deverão estar claramente visíveis ao consumidor nos pontos de venda. A determinação, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), passa a valer a partir desta terça-feira (10), com a publicação da Portaria 164 no Diário Oficial …
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As informações das etiquetas dos aparelhos eletrodomésticos, relativas ao desempenho do produto e à sua eficiência energética, deverão estar claramente visíveis ao consumidor nos pontos de venda. A determinação, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), passa a valer a partir desta terça-feira (10), com a publicação da Portaria 164 no Diário Oficial da União.
Os 28 tipos de eletrodomésticos submetidos à avaliação do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) deverão ostentar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence), que não poderá ser retirada e nem ter sua visualização obstruída por qualquer outra informação anexada pelos fornecedores.
A norma vale também para todas as propagandas veiculadas em rádio, televisão e sítios eletrônicos de venda. No caso do comércio virtual, a responsabilidade recai sobre o administrador do site de vendas. De acordo com o Inmetro, a medida tenta evitar a retirada da etiqueta e a utilização do espaço para a fixação de cartazes e anúncios, prática comum nos pontos de venda.
Além disso, a medida ajuda a prover o consumidor de informações úteis, que podem influenciar a decisão de compra, levando em consideração outros atributos, além do preço, no momento da aquisição dos produtos. Serve também como incentivo à indústria no que diz respeito à inovação e à evolução tecnológica dos produtos.
A racionalização do uso da energia no Brasil começou a ser pensada pelo Inmetro em 1984, por meio de discussões com a sociedade e a criação de programas de avaliação sobre a eficiência energética dos equipamentos disponíveis no mercado nacional. Inicialmente pensado para o setor automotivo, por causa das crises do petróleo que afetaram o mundo na década de 1970, o projeto foi redirecionado, ampliado e ganhou o nome de Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE).
Notícias mais lidas agora
- Investigador diz que padrasto de Sophia chegou a dormir na viatura ao ser preso: ‘Nunca vi isso’
- Psicólogo constatou que mãe de Sophia teria Síndrome de Estocolmo após três sessões com a ré
- Ainda dá tempo: Negociação desconto do Refis termina na próxima sexta-feira
- Operação prende ladrões de shopping que roubaram R$ 600 mil de joalheria de Campo Grande
Últimas Notícias
Deixados em casa abandonada no Rita Vieira, cachorros são alimentados por vizinhos
Animais estão sozinhos na casa há cerca de 4 meses
Após anunciar gravidez, Maíra Cardi encerra projeto ‘Seca Você’; entenda
Influenciadora revelou que vai encerrar atividades como coach de emagrecimento para se dedicar mais à maternidade
Dupla que falsificava sementes pirateadas do RS e da Bahia para revender em MS é presa em operação
Vítimas tiveram um prejuízo de R$ 2 milhões com o golpe
Passageira flagra porta de ônibus do Consórcio Guaicurus presa por sacola plástica em Campo Grande
Linha 072 estava sem a tampa do ralo de escoamento de água e 120 estava com improviso na porta feito com sacola plástica
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.