Consumidores com mais de 60 anos devem gastar cerca de R$ 400 bilhões em 2012

As lojas já começaram a se adaptar para fidelizar esse tipo de público mais exigente

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As lojas já começaram a se adaptar para fidelizar esse tipo de público mais exigente

Os consumidores com mais de 60 anos devem movimentar o comércio em 2012, gastando uma média de R$ 400 bilhões, o que representa um acréscimo de 45% no poder de compra, em relação aos últimos cinco anos. Apesar do alto valor despendido, o comércio varejista ainda não está preparado para atender o potencial de consumo da terceira idade. Em todo o país são 22,3 milhões de idosos, dos quais 5,4 milhões estão no mercado de trabalho, sendo que em Mato Grosso do Sul essa população atinge 240 mil pessoas, com quase 71 mil no mercado de trabalho.

De acordo com dados divulgados pelo Censo 2010, o Estado possui o 5º maior contingente de idosos que trabalham no Brasil, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e Paraíba. Além disso, segundo o Instituto Data Popular – com informações do Pnad (Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio) e Censo – sete em cada dez aposentados têm renda mensal garantida pela Previdência. Isso equivale dizer que 73,5% dos rendimentos desses consumidores ou R$ 295,6 bilhões, vêm de aposentadorias e pensões concedidas pelo INSS. Somente 20% da renda deles são provenientes do mercado de trabalho.

A aposentada, Irene Vieira de Rezende, 71, disse que sempre enfrenta dificuldade durante as compras. “Em farmácias tem vezes que é rápido, mas nas lojas em geral a gente procura e não acha. É difícil. Algumas vezes não tem ninguém para nos atender e a gente acaba deixando de comprar. Acho que deveria ter ações para facilitar nosso atendimento”, afirmou. A aposentada, Eva de Melo, 63, disse que sua dificuldade é nos supermercados, onde além de tudo, ainda enfrenta problemas para pagar as compras.

“Faço minha pesquisa antes, muitas vezes na internet, e já vou certinho só buscar o que eu quero. Agora em supermercado é complicado e além disso, muitas vezes tenho que brigar pelo direito de estar na fila preferencial”, explicou. Já o pedreiro José Anastácio Lima, 61, informou que não tem problema nenhum porque sua mulher é quem faz as compras. “Ela pega meu dinheiro e sempre consegue gastar tudo, então eu calculo que não tem dificuldade”, brincou.

Lojas estão se adaptando cada vez mais para fidelizar clientes acima dos 60 anos

As lojas estão se adaptando cada vez mais para dar o suporte necessário para as pessoas com mais de 60 anos se sentirem bem atendidas e se tornarem clientes fiéis. O supervisor da Anita Calçados, Anderson Mendes Garcia, declarou que a loja esta preparada para atender a terceira idade, mas precisa continuar melhorando, “ainda mais com o número bilionário da projeção para 2012”.

“Na parte de produto temos marcas especificas para essa faixa etária, temos caixa exclusivo e estamos fazendo treinamento com nossos funcionários. Como esse consumidor é mais fiel, nosso atendimento tende a melhorar em função de layout, para que cada vez mais possamos atrair esse tipo de público”, afirmou.

Na loja Casas Bahia, o gerente Valmir Alves Garces, informou que a venda para os idosos é bastante lembrada durante as reuniões com as equipes. “Nas reuniões temos ações para discutir a venda às pessoas idosas. São clientes que demandam um pouco mais de paciência, orientação, ao mesmo tempo em que são os melhores clientes, porque sempre que eles vêm à loja é para comprar. Temos caixas específicos, mas o treinamento para esse tipo específico de cliente deve ser constante”, disse.

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