Consumidor deve aproveitar Semana da Conciliação para renegociar dívidas

A II Semana de Conciliação de Campo Grande foi aberta nesta segunda-feira (25) e vai até sexta-feira (29) com expectativa de triplicar os atendimentos em relação ao ano passado. Segundo primeiro secretário da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), Roberto Oshiro, o objetivo é que em 2012 o movimento seja três vezes maior […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A II Semana de Conciliação de Campo Grande foi aberta nesta segunda-feira (25) e vai até sexta-feira (29) com expectativa de triplicar os atendimentos em relação ao ano passado. Segundo primeiro secretário da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), Roberto Oshiro, o objetivo é que em 2012 o movimento seja três vezes maior que em 2011.

No ano passado, dos 434 procedimentos de conciliação abertos, 312 foram solucionados, ou seja, 72%. Destes, 97% foram cumpridos. Média bem acima da nacional que é de 80%.

Oshiro disse acreditar na meta, já que neste ano, diferente de 2011, o primeiro dia de conciliação já teve movimento surpreendente. “No ano passado no primeiro não tivemos audiência, neste ano já temos 24 marcadas apenas hoje”, comemora.

Ainda segundo ele, a diferença deste primeiro dia em relação ao ano anterior, é que as conciliações foram solicitadas pelo próprio consumidor e não pela empresa. “Os consumidores procuraram as empresa, o interesse é deles”.

Nestes casos, segundo o judiciário a busca se dá quando o consumidor quer limpar o nome que está sujo e assim não há como fazer financiamentos, compras parceladas, ou qualquer negociação comercial.

É o caso de Gesiana Araujo Paiva. Ela conta que está com o nome sujo por causa de uma dívida com um estúdio fotográfico. A loja apesar de não estar na lista das empresas que estão no mutirão foi convidada a comparecer e tentar acordo.

Gesiana contou que por causa do nome sujo não está conseguindo o financiamento da casa própria. “O sonho da minha casa pode ir embora por causa dessa dívida. Preciso resolver”.

A mulher disse que já tentou negociar outras vezes com a empresa, mas não obteve sucesso, agora, amparada com os conciliadores acredita que a negociação vai dar certo e conseguir a casa tão sonhada.

A Reci Foto, empresa que Gesiana deve, enviou representante. Fernando Matias contou que eles esperam chegar a um acordo e trazer a consumidora de volta às compras. “Recebemos a carta da cliente que teve dificuldades em pagar. estamos aqui para fechar acordo. De qualquer forma vamos resolver”, disse.

Matias elogiou a iniciativa da ACICG e do judiciário e disse que ações como estas são excelentes tanto para o consumidor que volta a comprar, quanto para as empresas que resgata esse cliente novamente.

Semana da Conciliação

Em 2012, a parceria do TJMS (Tribunal de Justiça de MS) com a CBMAE/ACICG e o PACE (Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual) vai contar com a participação de 24 conciliadores voluntários. A parceria é considerada fundamental para a prática da nova política pública no poder judiciário, implementada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) por meio de sua Resolução 125, que discorre sobre o tratamento adequado de conflitos de interesses.

Empresas

Nesta edição doze empresas estão prontas para negociar com clientes, são elas: Colégio Alceu Viana, Escola Paulo Freire, Colégio Latino Americano, Colégio Geração 2001, Oi (telefonia), Betel Center, Colégio Liceu, Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, ABS Bombas Injetoras, Cocresul, Algo Mais Confecções e Bumerang.

Juntas somam um valor superior a R$ 900 mil a ser negociado.

Serviço

II Semana da Conciliação de Campo Grande – de 25 a 29 de junho, das 12h00 às 20h00.

Local : ACICG – Rua 15 de Novembro, n° 390, Centro.

Agendamento de audiências: 08h às 18h. De segunda à sexta-feira.

Mais informações 3312-5062.  

Conteúdos relacionados