Consumidor pode acompanhar aferição do medidor de energia elétrica

Desde a inauguração do Laboratório de Verificação em Medidores de Energia Elétrica, em 5 de outubro, o consumidor pode acompanhar pessoalmente a aferição de seu medidor de energia elétrica. O novo laboratório está localizado na Agência Estadual de Metrologia (AEM/MS), órgão delegado do Inmetro, e é uma parceria entre a Empresa Gauss e a Enersul. “É […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Desde a inauguração do Laboratório de Verificação em Medidores de Energia Elétrica, em 5 de outubro, o consumidor pode acompanhar pessoalmente a aferição de seu medidor de energia elétrica. O novo laboratório está localizado na Agência Estadual de Metrologia (AEM/MS), órgão delegado do Inmetro, e é uma parceria entre a Empresa Gauss e a Enersul.
 
“É uma oportunidade que não poderíamos deixar passar, pois somos o primeiro Estado no país a ter este tipo de laboratório. Nós trabalhamos na imparcialidade e realizamos desde o início do mês em nossa sede as verificações dos medidores de acordo com os regulamentos técnicos, passando assim maior credibilidade e confiança ao consumidor”, coloca o Diretor Presidente da AEM/MS, Sérgio Maia.
 
No novo laboratório, técnicos em aferição fazem a verificação de medidores de energia elétrica, que são equipamentos eletrônicos capazes de mensurar o consumo de energia elétrica.
 
O local foi modernizado com bancadas de verificação e estão previstas três mil verificações por mês. Para a aferição, é colocado um medidor no equipamento e aplicada a carga máxima ou mínima, simulando o consumo (grande, médio ou pequeno). “Temos um equipamento que detecta as voltas que o disco do medidor realiza e no caso do eletrônico, os pulsos que são emitidos. A partir daí conseguimos detectar quanto para mais ou para menos está ocorrendo na variação, excesso ou falta de verificação de consumo”, explica o técnico de aferição, Bruno Toledo.
 
Após a análise é emitido ao consumidor um relatório que especifica qual foi a causa do problema do medidor. O laboratório recebeu o nome “José Olinto Machado Silveira”, ex-funcionário da Agência, falecido neste ano.

Conteúdos relacionados