Com a proximidade da volta às aulas, Detran alerta para os cuidados com crianças no trânsito
No período de volta às aulas, há um aumento considerável no número de veículos e pedestres
Lethycia Anjos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com a proximidade da volta às aulas nas escolas públicas e particulares de Mato Grosso do Sul, a circulação de veículos e pedestres pelas ruas aumentam significativamente, o que, por consequência, aumenta os riscos de acidentes de trânsito e coloca crianças em risco.
Nesse período também há um aumento considerável no número de infrações. Fila dupla, crianças sem cinto ou dispositivo de segurança e estacionamento em locais proibidos lideram as infrações. Por isso, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) faz um alerta a todos para os cuidados ao transportar crianças.
Confira as dicas:
Conforme o Detran, a primeira orientação é que pais que transportam as crianças em carros devem ficar atentos aos dispositivos de segurança específicos por idade:
Para crianças até 1 ano de idade, a lei estabelece o uso do bebê-conforto fixado no banco traseiro do veículo, de costas para o motorista. Já as crianças de 1 a 4 anos, devem utilizar cadeirinha, fixada no banco traseiro do veículo, virada de frente para o motorista.
De 4 a 7 anos e meio de idade, o transporte é no assento de elevação, no banco traseiro, permitindo o posicionamento correto do cinto de três pontos sobre o peito e os quadris da criança.
De 7 anos e meio a 10 anos, as crianças podem usar cinto de segurança de três pontos, posicionado na altura do peito e dos quadris da criança, no banco traseiro. Vale lembrar que condutores devem evitar parar em fila dupla.
No caso de motocicletas, é importante usar um capacete adequado para o tamanho da cabeça da criança e que ele esteja afivelado e com a viseira fechada.
Lidiana Freitas, tecnóloga em Educação para o Trânsito do Detran-MS, alerta que a idade mínima permitida para transportar crianças em motocicleta é de 10 anos.
“A criança deve ter 10 anos e ter tamanho suficiente para alcançar os pedais. E nada de transportar crianças como sanduíche, entre dois adultos. O risco é muito alto”, afirma a
No caso de crianças que fazem o trajeto para escola a pé ou de ônibus, é importante verificar a segurança do percurso e ensinar as crianças a transitar pelas calçadas, sempre que possível e atravessar na faixa de pedestre.
“Os condutores também devem ficar atentos com os estudantes circulando. O trânsito é um espaço de todos, inclusive das crianças, por isso temos que ser cuidadosos”, enfatiza Lidiana.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Capivara vai dar ‘rolê’ em piscina e precisa ser resgatada pela Polícia Militar Ambiental
- Dentista famosa que deixou pacientes com boca torta e necrose em Campo Grande é alvo do MP
- VÍDEO: Em menos de uma hora, chuva alaga rua do Jardim Canguru e causa transtorno a moradores
- Mãe de bebê que chegou morta a hospital deve passar por audiência de custódia nesta sexta-feira em MS
Últimas Notícias
Rapaz é socorrido desacordado e morre horas depois em hospital no interior de MS
Antes de morrer, a vítima alegou que foi agredida
Porto Murtinho coloca MS novamente no topo de ranking das cidades mais quentes do País
Município do sul do estado registrou 38,1ºC e liderou ranking, que teve Bataguassu (37,7°C) em segundo e Três Lagoas (36,6°C) em terceiro
Vereadores criticam qualidade do transporte público, mas Câmara nunca pautou CPI
Levantamento do Midiamax mostra que, nos últimos anos, Consórcio Guaicurus escapou de sete CPIs
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.