Passando pela Rua Marquês de Herval, próximo ao bairro Tarsila do Amaral, em Campo Grande, a reportagem do Jornal Midiamax se impressiona. São quase três minutos de carro percorrendo uma estrada vicinal tomada por lixos descartados por moradores da região. Roupas, sofás, colchão, peças de televisão, máquinas e pneus de veículos foram alguns dos itens encontrados. Para quem mora ali, essa é uma realidade antiga. O trecho é um grande lixão.

Logo na entrada da rua, uma placa colocada pela Prefeitura de Campo Grande alerta: “proibido jogar lixo nesta área. Sujeito a multa”. Mas o aviso não surte efeito. A variedade de materiais descartados é tanta, que atrai até coletores de lixo, que averiguam se algo ali tem valia para venda.

(Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Conversamos com Hélio Ferreira, morador do bairro. Para ele, uma grande preocupação de quem vê os entulhos aumentando diariamente é a saúde dos moradores. Isso porque a quantidade de animais mortos descartados no local, e os focos de dengue que aumentam dia após dia, não para de crescer.

“O pessoal joga de tudo aqui. Essa situação está aqui há anos. Entra prefeito, sai prefeito, tudo continua igual”, explica o homem.

Segundo o morador, uma solução seria a Prefeitura executar a limpeza do local e colocar uma equipe de fiscalização no local para cumprir com a lei municipal. “Se multar uns 4 ou 5 [moradores], ninguém aparece mais. Porque um vai falando para o outro que está multando e eles param de vir”, pontua.

(Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Ainda segundo Hélio, perto do local tem um Ecoponto da Prefeitura, mas os moradores preferem jogar no terreno. “Quando bate o vento, o cheiro vem com tudo. É água parada, é dengue… assim não dá”, acrescenta.

Procurada pela reportagem, a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) informou que incluirá na programação de serviços a remoção do lixo do local e pede para que o morador que flagrar o descarte, denuncie pelo telefone 153 e acione a Patrulha Ambiental da Guarda Civil Metropolitana.

A Secretaria ressaltou também que o descarte irregular de resíduos é crime e quem for autuado administrativamente pode ter que pagar multa que varia de R$ 2.944,50 a R$ 11.778,00.

Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Mais de 2 mil contatos de todo Mato Grosso do Sul recebem nossos boletins informativos de forma 100% gratuita pelo WhatsApp. São atualizações diárias sobre a previsão do tempo, trânsito, vagas de emprego, direitos trabalhistas, política e outras informações úteis.

Faça parte do nosso grupo e receba notícias todos os dias pelo WhatsApp. Envie uma mensagem com seu nome e bairro para te acrescentarmos na lista.