“O artista não desiste da obra nunca, sempre que se tem chances de dar uma retocada. A gente entrega porque é obrigado, senão a gente ficava com a obra retocando até o fim da vida”, disse Ique Woitschach, artista responsável pela estátua. Após quase três anos sem um dos pés, arrancados em ato de vandalismo, a estátua de bronze do poeta Manoel de Barros foi entregue após reparos de restauração.

Reforma da estátua de Manoel de Barros custou R$ 75.600

Conforme o Diário Oficial de Mato Grosso do Sul de 5 de dezembro, contrato para a restauração do pé de Manoel de Barros foi assinado no dia 21 de novembro e a obra custará R$ 75.600, 00, incluindo todas as despesas feitas pelo contratado para o serviço.

O contrato, ainda segundo o Diário, é válido para seis meses a partir da assinatura e do pagamento da primeira parcela. Portanto, como foi assinado em 21 de novembro, a obra tem até 21 de maio para ser concluída.

A estátua encontra-se instalada na Avenida Afonso Pena, esquina com a Rua Rui Barbosa, área central em , e desde 19 de abril de 2021 encontra-se sem um pedaço.

A ausência do pé, inclusive, já virou chacota na Capital. Em protesto, artistas chegaram a colocar sapatos em Manoel de Barros e até populares calçaram o poeta nos últimos anos debochando da situação. O autor do vandalismo nunca foi identificado e punido.