A Serra do Amolar, no de Mato Grosso do Sul, sofre com um incêndio florestal desde o começo da tarde do último sábado (27). O fogo se alastrou, nesta segunda-feira (29), e atingiu uma série de morros da região. 

De acordo com o IHP (Instituto Homem Pantaneiro), o incêndio pode ter iniciado após um pequeno produtor rural da região ter começado o fogo na tentativa de limpar um baceiro (um tipo de lagoa com plantas aquáticas) que estava no acesso para a propriedade. 

O foco foi identificado na central de monitoramento que o IHP possui em , a 425 km de Campo Grande, e relatado ao produtor rural. A PMA (Polícia Militar Ambiental) foi comunicada sobre o indício do incêndio para atuar na fiscalização. 

O IHP informou que desde sábado atua de forma emergencial na região com a Brigada Alto Pantanal e está com sobreaviso para a contratação temporária de outros seis brigadistas que estavam atuando pelo Prevfogo/Ibama. Outros quatro brigadistas de Brigadas Comunitárias foram acionados para atuarem na região.