A Serra do Amolar, no Pantanal de Corumbá, cidade a 417 quilômetros de Campo Grande, amanheceu nesta quinta-feira (1°) com muita chuva, favorecendo a redução dos focos de incêndio que assolavam a região nos últimos quatro dias.

Segundo o presidente do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), coronel Ângelo Rabelo, a chuva não chegou a todas as áreas pantaneiras, mas atingiu onde tinha maior concentração de fogo.

“Acordamos com essa benção divina. A gente vai esperar agora para fazer uma avaliação do quadro e ter uma ideia efetivamente do resultado, que acreditamos, sem dúvida, ser positivo”, explica.

No último levantamento, o instituto apontou que o fogo atingiu 1,4 mil hectares. Para o combate, cerca de 14 homens do instituto, mas tem reforço de quatro bombeiros e quatro do Instituto SOS, além da brigada voluntária, estavam na força-tarefa.

De acordo com o instituto, o incêndio pode ter iniciado após um pequeno produtor rural da região ter começado o fogo na tentativa de limpar um baceiro, um tipo de lagoa com plantas aquáticas, que estava no acesso para a propriedade.

Confira o vídeo:

Imagens: Divulgação, IHP