Vem mais chuva para Campo Grande? Nebulosidade aumenta e ‘empurra’ fumaça

Céu azul foi notado nesta manhã, após dias de fumaça cobrindo a cidade

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Aumento de nebulosidade (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Alguns campo-grandenses notaram o céu azul na manhã desta segunda-feira (16), após dias de fumaça de queimadas cobrindo a cidade. Contudo, o aumento de nebulosidade e nuvens carregadas podem favorecer chuvas.

Imagens de satélite do Zoom Earth indicam a dinâmica dos ventos, empurrando nebulosidade para a região norte e Bolsão de Mato Grosso do Sul.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê muitas nuvens ao longo do dia e chance de chuvas isoladas ao longo desta segunda. Contudo, nas últimas 24h a capital registrou volume de 6,6 milímetros.

aumenta
Aumento de nebulosidade (Zoom Earth)

Melhora na qualidade do ar

O meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Vinicius Sperling, explica que ainda há fumaça na atmosfera, contudo, nem se compara com a intensidade dos dias anteriores.

“A chuva associada com o vento sul acabou empurrando a fumaça. Então, a gente vai ter uma melhora. Vamos ver como ficará a configuração dos ventos, como que essa chuva vai cair em São Paulo, porque com o vento de leste pode vir fumaça deles. A gente teve uns volumes de chuva para o extremo sul, centro sul também, mais ao sul do Estado”.

Nesta manhã, a qualidade do ar estava ao nível moderado, diferente da semana passada, com condição insalubre para a saúde. O professor do Instituto de Física e coordenador da Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar, do LCA (Laboratório de Ciências Atmosféricas), Widinei Alves Fernandes, detalha que o índice é calculado com base da média das últimas 24h.

“A chuva fez uma limpeza significativa, a qualidade do ar já vai entrar na condição boa. Choveu 8 mm na estação, sendo assim, a concentração da última hora foi 11,2 micrograma por m³. Nos dias de fumaça chegamos a registrar 160. IQar já baixou para 44 moderada. Vai cair ainda mais nas próximas horas”, descreve.

Conteúdos relacionados