Data mais esperada do ano por quem gosta de , o Carnaval promete atrair milhares de pessoas aos blocos carnavalescos de Campo Grande, entre os dias 9 a 13 de fevereiro. Mas, para curtir os bloquinhos com responsabilidade e sem passar perrengue, é essencial estar preparado.

Para facilitar, o Jornal Midiamax preparou uma lista de itens que não podem faltar na bolsa, ou pochete, de todo bom folião. A primeira dica é: troque a bolsa por pochete ou doleiras.

Angela Montelvão, produtora do bloco Capivara Blasé, explica que para curtir a folia com segurança é importante utilizar acessórios mais práticos e que fiquem sempre a sua vista, como a pochete, que nos últimos anos, passou de brega para item essencial no .

“Sempre recomendamos trocar a bolsa por acessórios como a pochete, doleira, uma tira-colo, que fica ali na sua frente, isso traz mais segurança. Além disso, o folião não terá os braços comprometidos e fica livre para dançar e se jogar no bloco”, orienta.

E o que levar na pochete?

Pochete
Pochete proporciona maior segurança ao folião (Ana Laura Menegat, Midiamax)

Protetor solar: A maioria dos blocos inicia à tarde; por isso, é essencial passar protetor solar antes de sair de casa e deixá-lo na bolsa para usar quando for preciso ou compartilhar com os amigos ‘esquecidos'. Mesmo com previsão de chuva, os dias de Carnaval terão temperaturas acima dos 30 °C em Campo Grande, o que não dispensa o uso do item. Repelentes e curativos também são indispensáveis.

“No bloco a gente muito, transpira, é importante esse reforço de usar o protetor solar, sobretudo se você estiver acompanhado aí das nossas capivarinhas [crianças], que exigem maior cuidado”, explica.

Lenços de papel/papel higiênico: Itens essenciais são os lenços umedecidos ou papéis higiênicos, que além de ‘salvar o rolê' nas horas de necessidade, como ir ao banheiro químico, podem ser utilizados para limpar as mãos ou tirar o glitter e maquiagem que grudou no rosto.

Álcool em gel: O álcool em gel é um forte aliado em situações onde não há água ou pia por perto — como em banheiros químicos — e pode evitar contaminações por gripe e Covid-19, principalmente, em ambientes de aglomeração como os blocos de Carnaval. Além disso, é importante estar com o calendário vacinal atualizado antes de cair na folia.

Calor água
Manter a hidratação é essencial durante a folia (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Garrafa: Água não serve apenas para jogar para cima quando toca ‘Água Mineral' do Timbalada. Por isso, prepare sua garrafinha: ela será sua maior aliada para aliviar o ‘calorão' de Campo Grande.

“Não podemos esquecer da hidratação e de beber muita água. Principalmente para quem consome bebida alcoólica, é importante intercalar um pouquinho de água aqui, uma bicadinha de cerveja ali, para equilibrar”.

Preservativo: Mesmo em meio à folia, a prevenção contra ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) não deve ser deixada de lado. Assim, o uso de preservativo é a principal forma de proteção e vale tanto a externa (tradicional) como a interna (conhecida como “feminina”).

“Carnaval é o momento para falar de prevenção, então já coloca na bolsa o seu preservativo, a famosa camisinha. Se rolar algo a mais, você já está prevenido para curtir com muita responsabilidade”.

Falando em rolar algo a mais, outra dica é levar enxaguante bucal ou chiclete, para não passar perrengue na hora do beijo – que só pode rolar com consentimento. Lembre-se: não é não.

Capa de chuva: A previsão do tempo indica que o Carnaval será chuvoso em Mato Grosso do Sul; então separe a capa de chuva na bolsa para nada atrapalhar sua folia.

Preparação de Carnaval
Preparação de Carnaval (Divulgação)

Glitter: Item mais citado quando perguntam o que não deve faltar na bolsa de um bom folião, o glitter também não pode ficar de fora da folia. Que tal investir em uma opção ecológica como o glitter a base de Mica?

“Glitter é um item indispensável que você tem que ter na bolsa, é essencial para ir retocando durante a folia, oferecer para os seus amigos do bando, que foram desprevenidos, e fazer bonito nesse carnaval”, ressalta Montelvão.

Desodorante: Vai passar o dia todo no bloquinho de Carnaval? Evite odores desagradáveis e leve um desodorante roll-on ou spray – de preferência os pequenos, para caber na pochete.

Glitter
Confete no Carnaval (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Achou muita coisa para uma pochete? É só dividir entre a turma!

Leve o dinheiro trocado

Uma dica que pode evitar golpes e facilitar na hora de comprar bebidas e água é levar o dinheiro trocado. Angela Montelvão explica que o dinheiro trocado facilita para os vendedores e agiliza as filas na hora da compra.

“Para se proteger, orientamos a levar o dinheiro trocado, ou colocar uma identificação no cartão de débito/crédito, para no meio da muvuca, ali, você ter um controle maior de estar recebendo o seu próprio cartão. Procure vendedores oficiais: além de evitar golpes, você contribui com o bloco, que sai na rua gratuitamente para a população”, finaliza.

Bloco Calcinha Molhada festeja na Praça Aquidauana. (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Foto de capa: Pochete para o Carnaval (Ana Laura Menegat, Midiamax)