Até o dia 26 de fevereiro, o Núcleo Sinfônico da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) recebe inscrições para audições na e Orquestra Experimental Comunitária. Ao todo, são ofertadas 50 vagas divididas entre instrumentos de corda, como violino, viola, violoncelo e contrabaixo, e sopros, incluindo madeiras e metais.

A Banda e Orquestra Experimental Comunitária tem como objetivo viabilizar a formação musical da comunidade, oferecendo concertos gratuitos. Em 2023, mais de 500 espectadores participaram dos eventos.

Jorge Augusto Mendes Geraldo, coordenador do Núcleo Sinfônico, destaca que a iniciativa é uma oportunidade de conhecimento que enriquece os laços entre Universidade, estudantes e comunidade externa.

“Os grupos experimentais têm sido de grande importância para uma conexão maior entre o de Música e a comunidade. As ações beneficiam a formação dos estudantes do curso, a maior difusão do ensino de música em Campo Grande, além de servir de ambiente para o desenvolvimento de atividades de pesquisa”, disse.

Os participantes terão acesso a atividades de prática de conjunto, preparo de repertório, apresentações musicais e workshops, todos conduzidos por docentes, estagiários e estudantes do Curso de Música da UFMS.

Para participar, tanto estudantes da UFMS, quanto os membros da comunidade externa devem saber leitura básica de partitura, disponibilidade para participar das atividades e possuir instrumento próprio (exceto para as vagas de contrabaixo). Membros da comunidade externa devem ter no mínimo 12 anos até a data de inscrição.

A audição consiste em uma análise do vídeo enviado durante a inscrição. O resultado será divulgado no dia 2 de março, e os selecionados serão convocados para o início das atividades.

Inscrições podem ser realizadas no site: https://docs.google.com/. As atividades estão programadas para as segundas-feiras (banda) e terças-feiras (orquestra), das 20h50 às 22h30, no Auditório Prof. Luis Felipe de Oliveira, no Curso de Música da UFMS.