A onda de calor que atinge Mato Grosso do Sul há uma semana aumentou a temperatura do Estado em 5°C acima da média. O calorão deve continuar impactando a rotina da população nas próximas semanas, e uma das alternativas tomadas pelos motoristas sul-mato-grossense é o tradicional tereré. Mas será que é permitido consumir o famoso mate enquanto dirige?

E a resposta é não. Apesar de ser comum a presença de garrafas térmicas e cuias ao lado condutores em Mato Grosso do Sul, o psicólogo de trânsito da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Renan Soares Junior, destaca que os motoristas não podem tirar as mãos do volante, exceto para ativar equipamentos do veículo.

“É importante que mesmo com o calor as pessoas se hidratem apenas quando o veículo estiver parado. Quem estiver conduzindo o veículo, de acordo com o artigo 252 do Código de Trânsito, não pode fazer outra coisa enquanto estiver na direção com as suas mãos ao volante”, esclarece.

O especialista reitera que o descumprimento da regra, apesar de comum, é perigoso e expõe motoristas, ciclistas e pedestres ao risco de acidentes. “Quem conduz um carro deve ter como atividade única e exclusiva a condução do veículo. No caso de um sinistro, pode ser colocado em risco tanto sua integridade física como de outros usuários da via”, complementa.

Psicólogo Renan Soares Junior. (Henrique Arakaki, Midiamax)

Cuidados especiais

As altas temperaturas podem provocar a queda da pressão arterial, sonolência e até desmaios. Nesse sentido, durante a condução, a Agetran recomenda a utilização do ar-condicionado, este que, segundo o órgão, é o maior e melhor aliado dos condutores durante o calorão.

“Se uma pessoa quiser ligar o ar-condicionado, não terá problema com a legislação porque ele é um equipamento do veículo. A recomendação é que a temperatura no interior do veículo fique entre 22°C e 24°C. Dirigir com calor excessivo pode causar vários desconfortos e desencadear sintomas de fadiga, o que pode contribuir para momentos de distração”, alerta Renan.

Outra dica de segurança da agência para dias muito quentes é evitar a direção durante os horários de maior calor, além de manter uma boa hidratação. É importante também a escolha por roupas leves com tecidos confortáveis, frescos e claros.