Dentro as celebrações da Semana Santa, a Sexta-feira Santa (29) marca a crucificação de Jesus Cristo e um dia de orações, jejum e silêncio. Desde o Domingo de Ramos (24), a Igreja Católica refaz os últimos momentos de Cristo.

“Neste dia, fazemos a abstinência de carne vermelha e o Jejum para os maiores de 14 anos e para aqueles que não estão impedidos por questões de saúde”, padre Cleber Brugnano Rosa, pároco da Paróquia Santa Luzia.

Além do jejum e da abstinência, os fiéis buscam a prática da solidariedade, da ajuda ao próximo, do recolhimento, do silêncio, da oração e da meditação da Paixão de Jesus Cristo.

“Não é um dia de luto ou tristeza e sim, de reflexão da crucificação de Jesus Cristo que morreu pelos nossos pecados, dando nos a salvação e a libertação”, reflete ao Jornal Midiamax.

Recomendações para a Sexta-feira Santa

De acordo com o padre, a recomendação é que se que faça uma confissão – caso ainda não tenha feito -, busque o silêncio, a oração e o recolhimento. “É importante também evitar distrações e quaisquer atividades que levem ao desvio do significado deste dia”, diz.

Semana Santa

Conforme adiantado pelo pároco, o Domingo de Ramos é o marco inicial das celebrações da Semana Santa, a semana mais importante da fé católica. Ela culmina com a Sexta-feira Santa e é concluída no Domingo de Páscoa.

“A Semana Santa, também chamada de Semana Maior, é a mais importante semana do ano para todos os Católicos, porque nossa Liturgia, nossas orações e celebrações nos fazem reviver os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Jesus Cristo Salvador do mundo deu a vida para nos salvar e nesta semana revivemos os últimos passos e gestos de Jesus. Da Entrada gloriosa em Jerusalém, a Ressurreição”, explicou o padre Cleber.

A tradição cristã ensina que no domingo anterior à sua morte e ressurreição, Jesus Cristo entra em Jerusalém montado em um jumentinho, como símbolo de sua humildade, e é aclamado pelo povo simples que dizia: “Bendito Aquele que vem, em nome do Senhor”, enquanto abanavam seus ramos de oliveiras e palmeiras.

Não muito distante, seria traído por um discípulo, Judas Iscariotes, na quarta-feira. Por esse motivo, a Quarta-feira Santa relembra a escuridão que desceria sobre a Terra com a morte de Cristo, Luz do Mundo. 

Na Quinta-feira Santa, comemora-se a Instituição do Sacramento da Eucaristia, a ceia do Senhor. Na Sexta-feira Santa, a Igreja celebra o dia da morte do Senhor, recomendando o silêncio, o jejum e orações.

No dia seguinte, comemora-se o Sábado de Aleluia, preparando a comunidade para o Domingo de Páscoa, data em que se comemora a ressurreição de Cristo.

Celebrações

Sexta-feira Santa (29)

  • Vigília eucarística às 7h e 12h – paróquia São João Bosco
  • Início da novena da Divina Misericórdia às 15h – Paróquia São João Bosco
  • Celebração da Paixão do Senhor após Via Sacra encenada a partir de 15h – Paróquia São João Bosco
  • Adoração ao Santíssimo Sacramento das 5h30 às 15h – Santuário Perpétuo Socorro
  • Celebração da Paixão do Senhor às 15h – Santuário Perpétuo Socorro
  • Veneração da imagem do Cristo Morto às 16h30 – Santuário Perpétuo Socorro
  • Via Sacra e canto do perdão às 19h – Santuário Perpétuo Socorro
  • Celebração da Paixão do Senhor – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora
  • Encenação e Via Sacra a partir das 15h – Paróquia Nossa Senhora Aparecida das Moreninhas