As celebrações alusivas à Semana Santa pela Igreja Católica iniciam neste domingo (24), com o Domingo de Ramos, com todas as paróquias com programação de procissões e missas especiais. O costume religioso orienta que os fiéis levem consigo ramos de árvores para participar dos eventos.

O padre Cleber Brugnano Rosa, pároco da Paróquia Santa Luzia, explica que o Domingo de Ramos dá início aos ritos finais da Paixão de Cristo – na tradição católica, conhecida como Semana Santa.

“O Domingo de Ramos é a Celebração da Gloriosa entrada de Jesus em Jerusalém. Cristo Jesus entra triunfal na Cidade Santa. Os Filhos dos Hebreus o aclamam Rei de Israel. O Senhor da Vida e da Paz – não em uma carruagem, mas num animal manso, um jumento – mostra a todos que o Salvador do Mundo é Manso e Humilde de Coração. Este Domingo é marcado pelos ramos que o povo leva as Igrejas Católicas para serem abençoados, símbolo da esperança: a Vida venceu a morte!”, afirmou.

As demais paróquias em Campo Grande também exaltam a data com programações especiais. Estas podem ser obtidas nas secretarias das paróquias ou em seus sites e redes sociais.

Semana Santa

Conforme adiantado pelo pároco, o Domingo de Ramos é o marco inicial das celebrações da Semana Santa, a semana mais importante da fé católica. Ela culmina com a Sexta-feira Santa e é concluída no Domingo de Páscoa.

“A Semana Santa, também chamada de Semana Maior, é a mais importante semana do ano para todos os Católicos, porque nossa Liturgia, nossas orações e celebrações nos fazem reviver os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Jesus Cristo Salvador do mundo deu a vida para nos salvar e nesta semana revivemos os últimos passos e gestos de Jesus. Da Entrada gloriosa em Jerusalém, a Ressurreição”, explicou o padre Cleber.

A tradição cristã ensina que no domingo anterior à sua morte e ressurreição, Jesus Cristo entra em Jerusalém montado em um jumentinho, como símbolo de sua humildade, e é aclamado pelo povo simples que dizia: “Bendito Aquele que vem, em nome do Senhor”, enquanto abanavam seus ramos de oliveiras e palmeiras.

Não muito distante, seria traído por um discípulo, Judas Iscariotes, na quarta-feira. Por esse motivo, a Quarta-feira Santa relembra a escuridão que desceria sobre a Terra com a morte de Cristo, Luz do Mundo. 

Na Quinta-feira Santa, comemora-se a Instituição do Sacramento da Eucaristia, a ceia do Senhor. Na Sexta-feira Santa, a Igreja celebra o dia da morte do Senhor, recomendando o silêncio, o jejum e orações.

No dia seguinte, comemora-se o Sábado de Aleluia, preparando a comunidade para o Domingo de Páscoa, data em que se comemora a ressurreição de Cristo.

Celebrações

Em Campo Grande, na Catedral Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio de Pádua, no Centro, as missas serão realizadas em quatro horários: 8h, 9h30, 18h e 19h30.

Na Paróquia Santa Luzia, localizada no bairro de mesmo nome, as missas do Domingo de Ramos estão previstas para as 7h, 8h30 e 18h30. A paróquia está localizada na Rua Santa Madalena, 296.

Já o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizado na Avenida Afonso Pena, também no Centro da cidade, prevê a realização das missas de Ramos em cinco horários diferentes: 7, 10, 16, 18 e 20 horas.

Na paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada no Jardim Paulista, a missa na Igreja Matriz está marcada para as 19 horas, porém as comunidades também realizarão a solenidade em horários distintos.