Na manhã desta segunda-feira (19), a Prefeitura de entregou sete motos e um automóvel que serão utilizados no combate ao na Capital. No evento ainda foi lançado contra a dengue no bairro Aero Rancho. 

Os veículos serão utilizados pela CCEV (Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais) e incorporados à frota da Coordenadoria, que agora é composta por 61 motos, 27 carros e 1 caminhão, que atuam nas ações de controle de vetores e serviços administrativos.

Durante dez dias, agentes da coordenadoria estarão mobilizados para vistorias nas casas, orientação, identificação e eliminação de potenciais criadouros e focos do mosquito.  Ao todo, cerca de 300 agentes participarão das ações. 

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, ressaltou a importância da população receber os agentes e contribuir neste trabalho. “É muito importante a colaboração da população também neste aspecto. Nós temos percebido que há um número expressivo de imóveis fechados e um pouco de resistência em relação ao trabalho de vistoria do agente, e isso nos chama a atenção. Pedimos que recebam bem nossos servidores que estarão devidamente identificados e à disposição para orientar e combater o mosquito”, pontuou.

A região do Anhanduizinho receberá a força-tarefa por apresentar índice elevado de infestação pelo Aedes aegypti. 

Casos

Do dia 1º de janeiro a 14 de fevereiro deste ano, foram notificados 942 casos de dengue em Campo Grande. Até o momento, não houve a notificação de nenhum caso de zika e apenas 1 de chikungunya. Em todo o ano passado, a Capital registrou 17.033 notificações de dengue e seis óbitos provocados pela doença. Foram notificados, de janeiro a dezembro de 2023, 92 casos de zika e 176 de chikungunya.

O mais recente LIRAa (Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti) realizado em janeiro detectou três bairros com risco de infestação do mosquito, outros 42 em situação de alerta e em 28 a situação é considerada satisfatória. O levantamento completo está disponível para download no link: https://www.campogrande.ms.gov.br/sesau/sec-downloads/liraa-janeiro-2024/.