Para estreitar laços entre o Japão e Mato Grosso do Sul, o embaixador extraordinário do país asiático, Teiji Hayashi visitou Mato Grosso do Sul na tarde desta segunda-feira (25). A recepção ocorreu no Clube de Campo da Associação Nipo Brasileira.

Logo depois, por volta das 18h, Teiji foi à governadoria em cordialidade ao governador Eduardo Riedel (PSDB). Segundo ele, a conversa seria para convidar o mandatário a conhecer Okinawa. “Meu objetivo principal é a história. Ainda mais os laços entre os campo-grandenses, o Mato Grosso Sul, com o Japão”, pontuou ele.

“Normalmente, através da Comunidade Nikkei, eu gostaria de aportar ainda mais os laços comerciais, também políticos. Por exemplo, o Mato Grosso Sul dá muita importância à economia sustentável. Várias empresas japonesas, por exemplo, têm tecnologias imperativas à economia sustentável. E podemos trabalhar juntos para desenvolver sua economia”, destacou o embaixador.

Além de pedir retribuição dos encontros em terras opostas, Teiji Hayashi prometeu debater vários temas que podem contribuir com ambas as culturas. “Primeiro, eu gostaria de convidar o governador, mas tardar no próximo ano. Porque no ano passado, aqui, recebemos o vice-governador de Okinawa. A província de Irmão, no Mato Grosso Sul, no Japão”, disse.

“E então, na próxima vez, o governador pode visitar o Japão, inclusive a província Okinawa, para promover várias coisas no Japão. E também, obviamente, vou falar dessa parte importante, econômica, comerciária, como podemos conseguir um maior investimento, um maior comércio, entre outros, com o Mato Grosso Sul”, finalizou ele.