Uma paciente com suspeita de dengue desistiu do atendimento médico na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Aero Rancho nesta quinta-feira (14), após esperar por 6 horas para ser chamada. Segundo informações de outros pacientes no local, o cenário é de superlotação e pessoas chorando nos bancos aguardando o atendimento.

A ajudante de caminhão e conferente, Rosileide Lopes da Silva, 37 anos, relata que desistiu do atendimento por exaustão. “Eu cheguei por volta das 9h da manhã e fiquei até às 15h sem conseguir atendimento. Não aguentei mais ficar lá sentada e retornei para casa. É um descaso total”, relata.

Risco de aglomeração

A paciente também faz um alerta sobre o risco de aglomeração no local, que pode ocasionar um ambiente favorável à transmissão de infecções. “O atendimento lá é péssimo, acho que tinha mais de 200 pessoas no local. Em tempos de Covid e outras infecções é complicado, você pode voltar pra casa ainda mais doente”, lamenta.

“Eu acho que esperar quatro horas na fila de atendimento não é justo. Crianças chorando com dor, idosos deitados no banco com dor e sem atendimento. Você procura assistência social e o gerente geral, eles falam que já vai atender e nunca atende. É um caos total”, complementa.

Em nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) afirmou que todos os médicos do local estão atendendo, e que o tempo de espera para casos de menor gravidade é de até 4 horas. A secretaria ressaltou ainda que os médicos se revezam no atendimento de pacientes que ficam em observação e provenientes de emergência, além dos que estão na recepção.