MPT-MS se reúne com instituições para discutir medidas preventivas contra trabalho escravo
Participam da reunião membros da OAB-MS e representantes da Famasul e Superintendência Regional do Trabalho
Monique Faria –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O MPT-MS (Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul) se reuniu com membros da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), OAB-MS (Ordem dos Advogados de MS) e Superintendência Regional do Trabalho, nesta terça-feira (20), para discutir medidas preventivas contra o trabalho escravo no estado.
Na reunião, foi enfatizado o papel das instituições em promover ações que coíbam a incidência deste tipo de crime, mais frequente em propriedades rurais na região do Pantanal.
De acordo com o procurador do Trabalho, Paulo Douglas Almeida de Moraes, a cooperação entre as instituições, visto que o setor rural é o principal foco desse tipo de ocorrência.
“Nós identificamos que o setor rural é o principal foco de ocorrências desse tipo. Diante disso, estamos buscando o apoio do setor produtivo do Estado, especialmente da Famasul e do Senar a fim de implementar, efetivamente, a promoção de boas práticas, visando reduzir a incidência desse crime, uma vez que nosso objetivo é a completa erradicação do trabalho escravo contemporâneo.”
Outra questão levantada durante a reunião foi a falta de uma política de compliance nas propriedades para que os empregadores estejam em conformidade com as leis federais ou as políticas corporativas que regem esta atividade econômica.
O superintendente Regional do Trabalho em Mato Grosso do Sul, Alexandre Cantero, ressaltou as consequências para os produtores rurais envolvidos em casos de trabalho escravo.
“É viável realizar um trabalho pioneiro para engajar mais produtores e a sociedade na erradicação dessa chaga social que é o trabalho escravo contemporâneo. Isso é evidenciado pelos casos em que o produtor rural, por negligência, foi incluído na ‘lista suja’ do cadastro de empregadores. Como resultado, enfrenta dois anos de impedimento ao acesso a financiamento público. Portanto, essa iniciativa se mostra extremamente relevante”, constatou.
Os próximos passos serão a celebração de um Termo de Cooperação Técnica entre o MPT-MS e as instituições presentes, e a adesão de outros parceiros, como o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e outras entidades da sociedade civil.
Notícias mais lidas agora
- Homem que matou empresária em SP é preso na linha internacional em Ponta Porã
- ‘Operação Snow’: Morador de condomínio de luxo resiste, mas é preso com armas e drogas em Campo Grande
- Após ser esfaqueado, homem cai e morre na calçada de residência na Nhanhá
- ‘Snow II’: Advogados e policiais integravam organização que monitorava cargas de drogas
Últimas Notícias
Guarani mostra força em casa e bate Botafogo-SP na estreia do Paulistão
Guarani somou os primeiros três pontos
Duas pessoas morreram em acidente na BR-060, trecho conhecido como ‘curva da morte’
Vítimas estavam em uma caminhonete Toyota Hilux
Com um a menos, Ponte Preta bate Novorizontino na estreia do Paulistão
Superou o rival por 1 a 0, em um jogo emocionante
Polícia apreende mais de duas toneladas de carne imprópria para consumo em Campo Grande
Foram apreendidos na primeira câmara 1.081 quilos de carne bovina
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.