O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) adentra o mês de junho com uma forte campanha de combate à violência contra a pessoa idosa. Em Campo Grande, esse tipo de crime pode ser denunciado por meio de canal no WhatsApp.

Conforme o divulgado, o Ministério Público assegura a defesa da pessoa idosa no âmbito coletivo ou individual, protegendo seu direito de escolha, sua liberdade, saúde e dignidade.

Dessa forma, para quem mora em Campo Grande, as denúncias podem ser realizadas no número (67) 9196-7690, pelo Disque 100 ou canal online da Ouvidoria do MPMS (neste link), além do atendimento presencial na Promotoria de Justiça, localizada na Rua da Paz, n° 134, Jardim dos Estados.

Segundo o MPMS, a violência contra idoso pode ser física, psicológica, institucional, patrimonial, financeira, medicamentosa, social, emocional, sexual, discriminação, abandono e até negligência. Cada tipo é definido por ações específicas, podendo ser visíveis, com lesões e mortes, ou invisíveis, sem deixar marcas pelo corpo.

Junho Prata

O “Junho Prata” foi instituído desde 2018, para a realização de campanha sobre o enfrentamento quanto às diversas formas de violência praticadas contra a pessoa idosa. Durante todo esse mês, a 44ª Promotoria de Justiça promoverá ações com o intuito de conscientizar a sociedade sobre essas diversas formas de violência.

Desde o primeiro dia de junho, o MPMS participará de eventos e lançará uma campanha publicitária que mostra os três principais tipos de agressões aos direitos dos idosos: violência física, patrimonial e financeira.