Os moradores da área da Homex – localizada no Jardim Centro Oeste – serão beneficiados, até junho, com a realização de obras de saneamento que levarão água e esgoto para as cerca de 1,5 mil famílias que residem no bairro.

Para isso, foi necessário que, em março do ano passado, a Prefeitura de Campo Grande sancionasse o Projeto de Lei nº 10.885/2023, regularizando a área e possibilitando as melhorias.

Segundo Leodomar Rodrigues, comerciante de 45 anos, muitos foram os desafios enfrentados pelas famílias, que passaram anos sem as condições necessárias para uma digna moradia.

“É muito importante a gente ter uma água potável, uma luz boa, um lugar pra gente dormir tranquilo sabendo que, amanhã ou depois, não vai entrar o caminhão e derrubar a nossa casa e, pra mim, eu que nunca tive nada na minha vida, hoje eu vou ter uma água encanada, uma luz”, comemorou o morador.

Morando há sete anos na Homex, ele conta que quando chegou à área, não havia luz, não havia água. “Sofremos muitos, né, mas agora todas as crianças terão água para tomar banho antes de ir à escola, as famílias terão água encanada potável para cozinhar, então essa ação é de extrema importância”, afirmou.

Obras

O contrato que autoriza o início das obras de saneamento básico na região foi assinado no dia 16 de março, durante o evento ‘EMHA em Ação’. A Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários já iniciou os trabalhos de georreferenciamento, levantamento topográfico e finalizou a selagem das moradias e a captação da documentação necessária para a abertura dos processos individuais de regularização fundiária.

O diretor-executivo da Águas Guariroba explicou os desafios da implantação da rede. “Foi projetado fazermos aqui 20 quilômetros de rede, 1.400 ligações, 12 quilômetros de esgoto e 8 quilômetros de água, que já executamos 3,5 quilômetros, cerca de 15% da obra já está concluída na primeira semana”, afirmou.

Segundo ele, o prazo para conclusão é de até 90 dias. “Começamos no dia 20 de março, então em meados de junho entregaremos a obra, com as 1.400 famílias da Homex atendidas com água e esgoto”, destacou.

Na tarde desta quarta-feira (27), realizaram visita às obras a prefeita Adriane Lopes, o diretor-presidente da EMHA, Claudio Marques, além de representantes da Concessionária Águas Guariroba.

“O saneamento diminui as filas nas unidades de saúde, traz qualidade de vida para as pessoas e o nosso processo de regularização do município vai avançando passo a passo. Nós tivemos a oportunidade, na parceria com a Energisa, já implementamos a energia”, afirmou a prefeita.