Até março deste ano, foram realizadas mais de 12 mil doações de sangue no SUS (Sistema Único de Saúde), em Mato Grosso do Sul. No país, já foram contabilizadas 731,7 mil doações de sangue nesse mesmo período.

Os números foram divulgados pelo Ministério da Saúde, em meio ao lançamento da campanha nacional: “Toda vida é importante para alguém. Doe sangue, mesmo sem saber para quem”, nesta sexta-feira (14), data em que é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, visando agradecer e incentivar o aumento das doações regulares.

Conforme o balanço, em 2023, com mais de 3,2 milhões de bolsas de sangue coletadas no SUS, a pasta registrou 1,6% da população brasileira como doadora.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a recomendação é que cada país tenha uma população doadora entre 1% e 3%, mas também que cada região avalie qual a melhor taxa para suprir as demandas locais.

Atualmente, o país conta com 32 hemocentros estaduais, além dos diversos serviços de hemoterapia regionais e municipais, os quais são serviços públicos de hemoterapia, responsáveis pela coleta, processamento, armazenamento e distribuição de sangue e seus componentes.

Segundo a coordenadora-geral de Sangue e Hemoderivados da Saes (Secretaria de Atenção Especializada à Saúde), Joice Aragão, esse é um ato de solidariedade importante.

“Neste dia, celebramos aqueles que, com seu gesto altruísta, ajudam a transformar vidas. Convido a todos a se unirem a essa causa vital, pois cada doação é uma prova de amor ao próximo”, pontuou.

Ações para incentivar a doação

Além da campanha, os bancos de sangue de todo Brasil estão mobilizados em ações para o fortalecimento da doação de sangue.

Conforme divulgado, o mini aplicativo Hemovida, integrado ao Meu SUS Digital, desempenha um papel fundamental na informação das regras de doação de sangue no SUS, ferramenta que é gratuita.

O aplicativo pode ser utilizado por qualquer cidadão e conta com as seguintes funcionalidades: geolocalização dos serviços hemoterápicos, regras para doar sangue, campanhas e doação autodeclarada.

Quem pode doar sangue

No Brasil, pessoas de 16 a 69 anos podem doar sangue. É preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde.

Além disso, o candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar em jejum. No dia da doação, é necessário levar documento de identidade com foto.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano com intervalos mínimos de dois meses. Já as mulheres podem fazer três doações anuais, com intervalos de três meses entre cada uma.

Onde doar sangue em Campo Grande

Em Campo Grande, as doações podem ser feitas em três endereços:

HEMOSUL COORDENADOR

  • Avenida Fernando Correa da Costa, 1.304 – Centro.
  • Segunda a sexta-feira: 7h às 17h.
  • Sábado: 7h às 12h.
  • 1° e 3° sábados do mês: 7h às 17h.

HEMOSUL HRMS

  • Rua Engenheiro Lutero Lopes, 36 – Aero Rancho.
  • Segunda a sexta-feira: 7h às 12h.

HEMOSUL SANTA CASA

  • Rua Rui Barbosa, 3.633 – Centro.
  • Segunda a sexta-feira: 7h às 12h.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.