A empresa CTG Brasil irá soltar mais de 1 milhão de peixes no Rio neste mês de fevereiro. Segundo a diretoria da empresa, a ação faz parte do Programa de Manejo e Conservação da Ictiofauna da empresa, para repovoar e garantir a diversidade de peixes de espécies nativas

Localizada em Ilha Solteira (SP), próximo à divisa entre e São Paulo, a CTG Brasil informa que realizará a soltura de 1,050 milhão de peixes das espécies curimbatá, pacu-guaçu e piapara, nos reservatórios das Usinas Hidrelétricas Ilha Solteira e Jupiá, no rio Paraná.

As solturas ocorrerão em pontos como os rios Sucuriú e São José dos Dourados, Vila dos Operadores e nos municípios de Santa Clara D'Oeste e Santa Albertina, com a autorização do (*Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

“Com essa ação de fevereiro, vamos alcançar o total de 2,1 milhões de peixes soltos na bacia do rio Paraná que estão programadas para o ano de 2024. As solturas anteriores foram realizadas entre novembro e dezembro de 2023, mas já contemplavam o calendário deste ano”, explica o especialista de Meio Ambiente da CTG Brasil, Norberto Castro Vianna.

Os peixes utilizados no programa de repovoamento são produzidos na Piscicultura da CTG Brasil, em Salto Grande (SP). Ainda de acordo com a empresa, desde 2016, quando a empresa assumiu a gestão do programa, foram soltos mais de 25 milhões de peixes nas bacias dos rios Paraná e Paranapanema.