O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou aviso meteorológico neste domingo (5) alertando para a baixa umidade relativa do ar em sete estados brasileiros, incluindo Mato Grosso do Sul.

Classificado como Perigo Potencial’, o aviso alerta a população para risco à saúde devido à umidade que ficará entre 20% e 30% neste domingo. O cenário ainda gera risco de incêndios florestais.

O alerta vale até às 18h de hoje para os estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Rio de Janeiro, além de Mato Grosso do Sul.

O estado sul-mato-grossense também está sob alerta de onda de calor, de grau de gravidade classificado como ‘Grande Perigo’. O aviso encerra às 18h desta segunda-feira (6).

Cuidados com a saúde

Com a região sul-mato-grossense no epicentro do fenômeno, é necessário ter cuidados especiais com a saúde nos próximos dias, como manter a hidratação frequente.

O principal problema durante o período de altas temperaturas e tempo seco é deixar a hidratação de lado, com destaque para crianças e idosos. O ideal é oferecer água e alimentos ricos em sais minerais várias vezes ao dia.

De acordo com o médico Renato Figueiredo, pessoas que têm doenças cardiopulmonares, respiratórias, metabólicas e cardíacas também estão no grupo que requer cuidados.

“Há efeitos (sintomas de desidratação) leves, como sede e mal-estar, até mais graves, como ataque cardíaco, desmaio, desorientação, diarreia e até coma. Chegam ao hospital crianças, por exemplo, sem reação, mais quietas e ‘molengas’, o que pode ser um quadro de desidratação. Já os idosos podem ficar com baixa cognição”, afirma.