Incra mantém decisão contrária à compra da Eldorado Celulose pela estrangeira Paper Excellence

No entendimento do Incra, a Paper deve ser impedida de adquirir a Eldorado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Eldorado Celulose (Divulgação)

Resolução publicada pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), definida pelo conselho diretor do instituto, negou o pedido da empresa estrangeira Paper Excellence de controle da Eldorado Brasil, empresa do grupo J&F.

No entendimento do Incra, a Paper deve ser impedida de adquirir a Eldorado, empresa de celulose localizada em Três Lagoas, a 330 km de Campo Grande, por se tratar de companhia estrangeira que estaria adquirindo terras brasileiras, algo que deve ser autorizado pelo instituto e pelo Congresso Nacional.

As terras, que totalizam 14.486,8319 hectares, segundo o Incra, são usadas no plantio de árvores para a obtenção da celulose.

Essa decisão é a segunda tomada pelo Incra e resultado de recurso interposto pela Paper, que busca barrar um parecer da Superintendência de Mato Grosso do Sul recomendando que a compra do controle da Eldorado Celulose seja desfeita.

“A alteração do controle acionário deveria ser precedida da autorização para aquisição dos imóveis que compõem o patrimônio da empresa”, diz trecho da resolução.

O processo

Se arrastando desde 2017, a disputa entre as duas empresas é uma das maiores do país. A Eldorado vendeu 49,41% da empresa para a Paper Excellence naquele ano por R$ 3,8 bilhões.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Conteúdos relacionados