Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mais cheio que a média histórica, nível do Rio Taquari entra em estado de alerta

Dados são do boletim diário da Sala de Situação dos Rios do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS)
Osvaldo Sato -
Rio Taquari (Foto: Ilustrativa, Divulgação)

O , um dos principais do , entrou em estado de alerta. Seu nível está significativamente acima da média histórica.

Por essa razão, o alerta foi emitido com base em medições feitas pelas estações telemétricas. Esses equipamentos monitoram continuamente os rios da região.

Além disso, o boletim diário da Sala de Situação informa sobre a situação hídrica. Ele utiliza dados do Sistema HIDRO, administrado pela ANA.

Esse boletim também apresenta dados de chuva e níveis dos rios. As informações são coletadas em 14 estações telemétricas estrategicamente distribuídas.

Entre os rios monitorados estão Piquiri, Cuiabá, , , , Taquari, Pardo, Aporé e Dourados. Esses dados auxiliam no controle hídrico da região.

Adicionalmente, os parâmetros analisados incluem média diária dos níveis, cotas máximas e mínimas. As cotas de referência são obtidas por meio de estudos técnicos.

Para garantir atualizações frequentes, o boletim utiliza dados coletados das 7h do dia anterior até 7h do dia de publicação. Essas informações ajudam na tomada de decisões emergenciais.

O boletim apresenta ainda as médias históricas do mês de abril. Esse comparativo permite avaliar as variações nos níveis atuais dos rios.

Previsão do tempo

No que diz respeito ao clima, o boletim também traz previsões meteorológicas. Ele indica aumento da nebulosidade e possibilidade de chuvas fracas a moderadas ao longo do dia.

Em relação às temperaturas, as mínimas devem variar entre 18°C e 20°C no sul e sudeste. Nessas regiões, as máximas podem ficar entre 25°C e 28°C.

Já em outras áreas, as temperaturas podem atingir até 33°C. Além disso, os ventos do quadrante sul devem soprar entre 40 km/h e 60 km/h.

Por fim, rajadas pontuais podem ultrapassar 60 km/h. Essa condição exige atenção, especialmente em locais mais vulneráveis a ventos fortes.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

cepol amigo

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Últimas Notícias

Política

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Otan anuncia que vai pagar por nova leva de equipamentos militares

Esportes

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

O atacante foi às redes no começo de cada tempo e foi ovacionado pela torcida

Polícia

Mulher fica ferida ao ser agredida com garrafada de vidro em bar de Bonito

A vítima teve vários ferimentos pelo corpo e precisou ser encaminhada para o hospital da cidade

Política

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Presidente Lula assinou o decreto que regulamenta a Lei nesta segunda-feira