Inaugurado pelo Governo do Estado neste mês de janeiro, o sistema E-MS tem gerado indignação de servidores que reclamam de lentidão e inoperância da plataforma. O novo sistema, que substituiu o e-doc, tem o objetivo principal de integrar todas as comunicações e processos administrativos do Estado, porém, quem trabalha com a plataforma diz que o sistema trava o tempo todo e dificulta o trabalho.

Segundo um dos servidores, o novo sistema não funciona como prometido desde que foi lançado. “Inauguraram um sistema totalmente inadequado para a realidade das demandas do Estado, com gestores que mal conseguem acessar ao sistema para despachar os processos e as demandas se encontram paradas, causando transtornos administrativos e baixa produtividade”, disse um servidor.

Outro servidor, que pediu para não ser identificado por medo de represália, ressaltou que “o sistema é lento e não funcional”. Além disso, ele relata que o problema tem sido geral em várias autarquias.

“O sistema entra em constante evolução. É o que nos dizem e daí a gente conclui que não testaram o sistema antes de liberarem o acesso e, de acordo com as reclamações, vão alterando o sistema na tentativa de melhorar”, disse.

Outra servidora, indignada com a lentidão do E-MS, afirma que “dá pra clicar, abrir o processo, tomar um tereré e depois um café, ir ao banheiro e depois ver se abriu”. “Todo mundo está reclamando que não funciona direito, não deixa a gente trabalhar. O e-doc funcionava perfeitamente e agora ninguém produz nada”, lamentou.

Atual sistema do governo foi inaugurado em janeiro deste ano. (Internet/Reprodução)

Em nota enviada ao Jornal Midiamax, o Governo do Estado, por meio da SAD (Secretaria de Administração), confirmou que o sistema apresenta inconsistências e que está trabalhando para aprimorar a plataforma.

Confira na íntegra nota do governo do Estado:

“Ciente das questões apontadas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração (SAD) e da Secretaria-Executiva de Transformação Digital (SETDIG), está dedicando esforços para resolver as inconsistências e aprimorar a plataforma, bem como, acompanhando de perto a performance que o sistema precisa e deve entregar, estando em constante contato com a empresa desenvolvedora da ferramenta.

Para solucionar questões imediatas, é importante que os servidores entrem em contato com o suporte técnico da Secretaria-Executiva de Transformação Digital (SETDIG) pelos canais 067 3318-3600 ou 067 3318-3700 (WhatsApp).

Além disso, a Secretaria de Estado de Administração está disponível para receber sugestões de melhorias e fornecer apoio operacional através do telefone 067 3318-1440 ou do e-mail ems@sad.ms.gov.br.

Desde a implementação do sistema e-MS, estamos comprometidos para entregar uma experiência mais satisfatória para todos os servidores públicos, trabalhando e auxiliando diretamente com todos os órgãos que compõem o Estadual”.