A Arquidiocese de lançou nesta Quarta-feira de Cinzas (14) a Campanha da Fraternidade, que completa 60 anos. O tema de 2024 é “Fraternidade e amizade social”, que busca levar católicos a vivência de Quaresma consciente de fé e amor ao próximo.

Lara Barbosa, arcebispo metropolitano, diz que o tema é amplo e reflete na forma de viver com a família, meio ambiente, trabalho e outros assuntos de interesse da sociedade.

“Tem o objetivo de despertar a beleza da fraternidade humana, fortalecendo os vínculos sociais. Vamos ter a coleta da solidadriedade que sempre é feito e no último dia que a campanha, que termina no Domingo de Ramos. Fora a coleta, a igreja terá ações que podem resgatar a identidade social de si mesmo. Existe um mandamento que é de amar o próximo como a ti mesmo, mas tem gente que não se ama. Queremos cultivar a espiritualidade e comunhão, identificar nossas guerras com a família, com a vizinhança e despertar a mudança”.

dom dimas
Dom Dimas (Henrique Arakaki, Midiamax)

A igreja promove nos próximos dias missas, encontros e círculos bíblicos em prol da celebração da campanha. Dom Dimas explica que, no domingo (18), está programada uma missa com padres e representantes da igreja, na catedral, às 9h.

“A campanha tem seu jeito próprio brasileiro. Começou no nordeste, se expandiu por e logo assumiu no âmbito nacional. O objetivo é que a mensagem chegue para o máximo de pessoas, inclusive na área rural”.

Confira a das celebrações aqui.