Para quem é amador ou profissional na área da e deseja aprofundar seus conhecimentos, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) tem disponibilizado em seu site um rol de livres, que podem ser feitos on-line e de forma gratuita.

As áreas são diversas e contemplam a fruticultura, a agroecologia, a produção orgânica, a aquicultura, produção de leite, pastagens, solos, irrigação, sanidade animal, bioeconomia, hortaliças, recursos genéticos e inovação social na agropecuária.

Para se inscrever, os interessados devem acessar a página e-Campo da Embrapa. Conferir a oferta e escolher o curso desejado. Clique então no botão “Saiba mais” e vá para a página com detalhes sobre o curso.

Ao clicar em “Inscreva-se agora”, será direcionado para o Ambiente Virtual de Aprendizagem da Embrapa (AVA-Embrapa). Se for seu primeiro acesso, faça seu cadastro utilizando uma conta de e-mail e realize a validação por meio da mensagem que será encaminhada para o mesmo; 

Já dentro do AVA-Embrapa, ao fim da página, clique no botão “Inscrever-me” e terá acesso ao curso.

Ao final do curso, o concluinte terá a certificado. Os cursos possuem carga horária que varia de 4 a 20 horas.

Cursos do e-Campo

Quem deseja se aprofundar em hortaliças, terá opções diversas de cursos, como: Aquaponia Residencial; Hortas em pequenos espaços; Batata-doce: da produção de mudas à pós-colheita; 

Gestão de Hortas Pedagógicas; e Curso Tecnologia Pós-Colheita em Frutas e Hortaliças.

Na área de fruticultura, há cursos para quem quer aprender a fazer enxertia, preparação de solos para produção orgânica, além de cursos específicos para produção de frutas como o açaí, coco, pitaya, caju, abacate, goiaba, manga, maracujá, banana e outros.

Para quem trabalha com gado, as opções vão de cursos de caprinos, ovinos e conceitos básicos em manejo ambiental da propriedade leiteira. Pode aprender ainda sobre Recuperação de Pastagens Degradadas, Escolha da Forrageira, Produção e Tecnologia de Sementes e Mudas para pastagens, Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, Avaliação Econômica de Sistemas Agropecuários, Manejo do Solo com foco em Sistemas Integrados de Produção e Tecnologias para Agricultura de Baixo Carbono.

Para conhecer todas as opções de curso, acesse o site do e-Campo da Embrapa.